sexta-feira, 23 de julho de 2010

Levítico 4:13-26

Levítico 4:13-26

13 Mas, se toda a congregação de Israel pecar por ignorância, e o erro for oculto aos olhos do povo, e se fizerem contra alguns dos mandamentos do Senhor, aquilo que não se deve fazer, e forem culpados,
14 E quando o pecado que cometeram for conhecido, então a congregação oferecerá um novilho, por expiação do pecado, e o trará diante da tenda da congregação,
15 E os anciãos da congregação porão as suas mãos sobre a cabeça do novilho perante o Senhor; e degolar-se-á o novilho perante o Senhor.
16 Então o sacerdote ungido trará do sangue do novilho à tenda da congregação,
17 E o sacerdote molhará o seu dedo naquele sangue, e o espargirá sete vezes perante o Senhor, diante do véu.
18 E daquele sangue porá sobre as pontas do altar, que está perante a face do Senhor, na tenda da congregação; e todo o restante do sangue derramará à base do altar do holocausto, que está diante da porta da tenda da congregação.
19 E tirará dele toda a sua gordura, e queimá-la-á sobre o altar;
20 E fará a este novilho, como fez ao novilho da expiação; assim lhe fará, e o sacerdote por eles fará propiciação, e lhes será perdoado o pecado.
21 Depois levará o novilho fora do arraial, e o queimará como queimou o primeiro novilho; é expiação do pecado da congregação.
22 Quando um príncipe pecar, e por ignorância proceder contra algum dos mandamentos do Senhor seu Deus, naquilo que não se deve fazer, e assim for culpado;
23 Ou se o pecado que cometeu lhe for notificado, então trará pela sua oferta um bode tirado das cabras, macho sem defeito;
24 E porá a sua mão sobre a cabeça do bode, e o degolará no lugar onde se degola o holocausto, perante a face do Senhor; expiação do pecado é.
25 Depois o sacerdote com o seu dedo tomará do sangue da expiação, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; então o restante do seu sangue derramará à base do altar do holocausto.
26 Também queimará sobre o altar toda a sua gordura como gordura do sacrifício pacífico; assim o sacerdote por ele fará expiação do seu pecado, e lhe será perdoado.


Levítico 4:13-26
Muitas pessoas não se consideram culpadas de suas faltas inconscientes; apóiam-se no princípio de que Deus não pode reprová-las por sua ignorância e levará em consideração as “boas intenções” delas. Que ilusão! Se Deus providenciou um sacrifício pelos pecados cometidos “por ignorância”, isso é uma prova que o pecador, mesmo na ignorância, é culpado diante dEle. Além disso, as nossas leis têm a mesma força; a ignorância não é uma desculpa. Uma infração à lei, ainda que não intencional, me torna sujeito a um processo. Aos olhos de um Deus santo, o pecado, uma vez cometido, permanece; de forma alguma é justificado pela minha falta de interesse em relação a ele. Mas aprendi que, para cada pecado, se há condenação, há também sacrifício. Foi necessária nada menos que a infinitamente profunda obra da cruz para eliminar a infinitamente profunda ofensa feita a Deus pelos meus pecados, intencionais ou não, eu me lembre deles ou os tenha esquecido há muito tempo.

Ao colocar a mão na cabeça da vítima, aquele que oferecia o sacrifício fazia com que seus pecados passassem para ela. Ele reconhecia que era culpado e teria de morrer. O animal que estava sendo oferecido tomava o lugar de quem que o oferecia, carregando o pecado e morrendo por ele. Foi isso o que o Senhor Jesus, nosso perfeito Substituto, fez.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário