sexta-feira, 9 de julho de 2010

Êxodo 36:1-13

Êxodo 36:1-13

1 ASSIM trabalharam Bezalel e Aoliabe, e todo o homem sábio de coração, a quem o Senhor dera sabedoria e inteligência, para saber como haviam de fazer toda a obra para o serviço do santuário, conforme a tudo o que o Senhor tinha ordenado.
2 Então Moisés chamou a Bezalel e a Aoliabe, e a todo o homem sábio de coração, em cujo coração o Senhor tinha dado sabedoria; a todo aquele a quem o seu coração moveu a se chegar à obra para fazê-la.
3 Estes receberam de Moisés toda a oferta alçada, que trouxeram os filhos de Israel para a obra do serviço do santuário, para fazê-la, e ainda eles lhe traziam cada manhã ofertas voluntárias.
4 E vieram todos os sábios, que faziam toda a obra do santuário, cada um da obra que fazia,
5 E falaram a Moisés, dizendo: O povo traz muito mais do que basta para o serviço da obra que o Senhor ordenou se fizesse.
6 Então mandou Moisés que proclamassem por todo o arraial, dizendo: Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais,
7 Porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava.
8 Assim todo o sábio de coração, entre os que faziam a obra, fez o tabernáculo de dez cortinas de linho fino torcido, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, com querubins; da obra mais esmerada as fez.
9 O comprimento de cada cortina era de vinte e oito côvados, e a largura de quatro côvados; todas as cortinas tinham uma mesma medida.
10 E ligou cinco cortinas uma com a outra; e outras cinco cortinas também ligou uma com outra.
11 Depois fez laçadas de azul na borda de uma cortina, à extremidade, na juntura; assim também fez na borda, à extremidade da juntura da segunda cortina.
12 Cinqüenta laçadas fez numa cortina, e cinqüenta laçadas fez numa extremidade da cortina, que se ligava com a segunda; estas laçadas eram contrapostas uma a outra.
13 Também fez cinqüenta colchetes de ouro, e com estes colchetes uniu as cortinas uma com a outra; e assim foi feito um tabernáculo.


Êxodo 36:1-13
Em uma curta parábola no evangelho de Marcos, o Senhor se apresenta como o homem que saiu de viagem depois de distribuir o trabalho entre os Seus servos. Ele deixa “a cada um a sua obrigação” (Marcos 13:34). Com exceção à tarefa do porteiro, a natureza deste trabalho não é especificada. Contudo, o Mestre havia preparado uma tarefa para cada um dos Seus, levando em consideração a idade e a capacidade deles. Em outra parábola, a dos talentos, vemos como o Mestre, no Seu retorno, requer prestação de contas de Seus servos. Alguns deles receberam recompensas, outros foram envergonhados (Mateus 25:14-30). E nós, faremos o que o Senhor espera de cada um de nós?

A nossa leitura de hoje ensina que várias ofertas chegaram muito tarde. O momento de executar uma obra, de dar uma contribuição, havia passado. Muitos provavelmente tinham trabalhado muito. Sim, mas não imediatamente. E o que não fazemos imediatamente, muitas vezes não mais será necessário no momento em que decidirmos fazê-lo: será tarde, a oportunidade estará perdida. Uma importante lição para nós!

“E o tabernáculo passou a ser um todo”, conclui o versículo 13. “Há somente um corpo”, declara Efésios 4:4. Apesar de o cristianismo ter sido fragmentado em muitas denominações, é assim que Deus vê a Sua Igreja: “Somente um corpo”.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário