terça-feira, 29 de junho de 2010

Êxodo 32:11-20

Êxodo 32:11-20

11 Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus e disse: Ó Senhor, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?
12 Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.
13 Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, os teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas dos céus, e darei à vossa descendência toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam por herança eternamente.
14 Então o Senhor arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.
15 E virou-se Moisés e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas.
16 E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas.
17 E, ouvindo Josué a voz do povo que jubilava, disse a Moisés: Alarido de guerra há no arraial.
18 Porém ele respondeu: Não é alarido dos vitoriosos, nem alarido dos vencidos, mas o alarido dos que cantam, eu ouço.
19 E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte;
20 E tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo, moendo-o até que se tornou em pó; e o espargiu sobre as águas, e deu-o a beber aos filhos de Israel.


Êxodo 32:11-20
"O teu povo, que fizeste sair do Egito, se corrompeu", disse o Senhor a Moisés (v. 7). "De jeito nenhum", responde Moisés. "É 'teu povo, que tiraste da terra…' (v. 11). Por causa disso é impossível que o Senhor os destruas". Jesus, em João 17, orando a favor dos Seus, diz a mesma coisa a Seu Pai: "São teus" (v. 9).

Moisés é aqui um hábil advogado. Outrora ele havia declarado não ser um homem eloqüente, que era "pesado de boca" (4:10). Mas agora seu coração se agita em defesa de Israel, e da abundância de seu coração, pelo Espírito, ele roga em favor do povo de Deus! Contudo, todo o zelo de Moisés não poderia impedir que o Senhor destruísse Israel se a lei que os condenava fosse agora aplicada com rigor. Uma dessas duas coisas — a lei ou o povo culpado — devia ser colocada de lado. Deus, em Sua graça, faz com que a lei seja colocada de lado; então Moisés, segundo os pensamentos de Deus, quebra as duas tábuas de pedra ao pé do monte.

O Senhor Jesus não desceu a este mundo culpado para revogar a lei. Pelo contrário, Ele a cumpriu perfeitamente antes de suportar a sua maldição na cruz (Mateus 5:17-18; Gálatas 3:13).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário