sábado, 19 de junho de 2010

Êxodo 27:9-21

Êxodo 27:9-21

9 Farás também o pátio do tabernáculo, ao lado meridional que dá para o sul; o pátio terá cortinas de linho fino torcido; o comprimento de cada lado será de cem côvados.
10 Também as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata.
11 Assim também para o lado norte as cortinas, no comprimento, serão de cem côvados; e as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata,
12 E na largura do pátio para o lado do ocidente haverá cortinas de cinqüenta côvados; as suas colunas dez, e as suas bases dez.
13 Semelhantemente a largura do pátio do lado oriental para o levante será de cinqüenta côvados.
14 De maneira que haja quinze côvados de cortinas de um lado; suas colunas três, e as suas bases três.
15 E quinze côvados das cortinas do outro lado; as suas colunas três, e as suas bases três.
16 E à porta do pátio haverá uma cortina de vinte côvados, de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido, de obra de bordador; as suas colunas quatro, e as suas bases quatro.
17 Todas as colunas do pátio ao redor serão cingidas de faixas de prata; os seus colchetes serão de prata, mas as suas bases de cobre.
18 O comprimento do pátio será de cem côvados, e a largura de cada lado de cinqüenta, e a altura de cinco côvados, as cortinas serão de linho fino torcido; mas as suas bases serão de cobre.
19 No tocante a todos os vasos do tabernáculo em todo o seu serviço, até todos os seus pregos, e todos os pregos do pátio, serão de cobre.
20 Tu pois ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para fazer arder as lâmpadas continuamente.
21 Na tenda da congregação, fora do véu que está diante do testemunho, Arão e seus filhos as porão em ordem, desde a tarde até a manhã, perante o Senhor; isto será um estatuto perpétuo para os filhos de Israel, pelas suas gerações.


Êxodo 27:9-21
Cortinas de linho sobre colunas e bases de bronze cercavam o átrio (pátio), onde estavam o altar do holocausto, a bacia de bronze e a casa de ouro coberta de tapetes (que é a tenda do tabernáculo). O átrio era o lugar onde os israelitas eram autorizados a entrar com seus sacrifícios (Salmo 96:8). Essas cortinas de linho fino retorcido (figura da humanidade imaculada de Cristo) nos falam da evidência prática de santidade que os santos redimidos são chamados a difundir em um mundo ignorante e hostil. Tal evidência é acompanhada de sofrimentos pela justiça e assim todos têm de estar fundados em bases de bronze, o mesmo material do altar de holocausto, no qual, em figura, Cristo sofreu por nós, deixando-nos o exemplo… (1 Pedro 2:21). Sob o sol escaldante do deserto, a cerca do átrio teria de ser vista de longe, proclamando que Deus estava ali. Que o Senhor nos conceda a capacidade de coletivamente dar um testemunho imaculado perante o mundo.

O final do capítulo nos recorda quem é a fonte e o poder interior desse testemunho: o Espírito Santo. Para que as sete lâmpadas do candelabro pudessem ficar acessas continuamente, era preciso azeite puro de oliveira, batido, dentro delas; uma figura do exercício contínuo dos crentes de conceder ao Espírito Santo de Deus o lugar que verdadeiramente é dEle.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário