segunda-feira, 14 de junho de 2010

Êxodo 25:1-22

Êxodo 25:1-22

1 ENTÃO falou o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.
3 E esta é a oferta alçada que recebereis deles: ouro, e prata, e cobre,
4 E azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras,
5 E peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de acácia,
6 Azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso,
7 Pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.
8 E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.
9 Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis.
10 Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.
11 E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;
12 E fundirás para ela quatro argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro lado.
13 E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro.
14 E colocarás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca.
15 As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão dela.
16 Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei.
17 Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio.
18 Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.
19 Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele.
20 Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.
21 E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei.
22 E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.


Êxodo 25:1-22
Neste capítulo temos o início das instruções acerca da adoração. O tabernáculo, "figura e sombra das coisas celestes" (Hebreus 8:5), nos é apresentado agora com todos os seus detalhes, como uma série de diferentes figuras, as condições pela quais (1) o Espírito de Deus pode habitar no meio dos Seus; (2) nós, que somos pecadores podemos, nos aproximar deste Deus, que é santo. Essas questões dizem respeito às verdades básicas de nossa salvação e do lugar delas na ordem divina.

Quando desejamos descrever uma casa, não começamos pelos móveis. Aqui, pelo contrário, a arca toma o primeiro lugar porque representa Cristo, o centro de todos os conselhos de Deus. Ela era feita de madeira de acácia (uma árvore encontrada nas regiões de solo árido), incorruptível e uma figura da humanidade de Cristo (Isaías 53:2), coberta de ouro, símbolo de Sua divindade. O propiciatório, feito de ouro puro, que servia como cobertura para a arca, fala de um Deus demonstrando favor, propiciado pelo sangue que fora ali aplicado (leia Romanos 3:25) e o qual torna possível para Deus encontrar ali o pecador (v. 22). Quanto aos "querubins de glória" (Hebreus 9:5), cujas faces estão voltadas para o propiciatório (v. 20), eles nos falam que há profundos mistérios de Deus que os "anjos anelam perscrutar" (1 Pedro 1:12).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário