sexta-feira, 11 de junho de 2010

Êxodo 23:6-19

Êxodo 23:6-19

6 Não perverterás o direito do teu pobre na sua demanda.
7 De palavras de falsidade te afastarás, e não matarás o inocente e o justo; porque não justificarei o ímpio.
8 Também suborno não tomarás; porque o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos.
9 Também não oprimirás o estrangeiro; pois vós conheceis o coração do estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito.
10 Também seis anos semearás tua terra, e recolherás os seus frutos;
11 Mas ao sétimo a dispensarás e deixarás descansar, para que possam comer os pobres do teu povo, e da sobra comam os animais do campo. Assim farás com a tua vinha e com o teu olival.
12 Seis dias farás os teus trabalhos mas ao sétimo dia descansarás; para que descanse o teu boi, e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua escrava, e o estrangeiro.
13 E em tudo o que vos tenho dito, guardai-vos; e do nome de outros deuses nem vos lembreis, nem se ouça da vossa boca.
14 Três vezes no ano me celebrareis festa.
15 A festa dos pães ázimos guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado no mês de Abibe; porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça vazio perante mim;
16 E a festa da sega dos primeiros frutos do teu trabalho, que houveres semeado no campo, e a festa da colheita, à saída do ano, quando tiveres colhido do campo o teu trabalho.
17 Três vezes no ano todos os teus homens aparecerão diante do Senhor Deus.
18 Não oferecerás o sangue do meu sacrifício com pão levedado; nem ficará a gordura da minha festa de noite até pela manhã.
19 As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à casa do Senhor teu Deus; não cozerás o cabrito no leite de sua mãe.


Êxodo 23:6-19
"Não matarás o inocente e o justo", o Senhor é obrigado a dizer a Seu povo. Uma proibição que, infelizmente, provou ser mais que necessária, uma vez que "o Santo e o Justo" fora condenado e morto (Atos 3:14-15). O forasteiro também é assunto dos mandamentos. Ele não devia ser oprimido nem maltratado (v. 9; 22:21; veja Jeremias 22:23). Levítico 19:34 vai muito além: devemos amá-lo como a nós mesmos. No Novo Testamento, o Senhor Jesus declara que cuidar do forasteiro que Lhe pertence é equivalente a receber a Ele próprio (leia Mateus 25:35). Ademais, não era Ele mesmo o Estrangeiro celestial que veio visitar os homens? Quanto o Seu coração, tão infinitamente terno, foi ferido pela ingratidão daqueles a quem fora enviado em amor! Sim, somos convidados a compreender "o coração do forasteiro" (v. 9), o coração do Salvador.

Lembre-se, também, de que você mesmo já foi forasteiro, acrescenta o Senhor. Devemos nos colocar no lugar dos outros — eis o segredo do amor!

Nos versículos 10-13, Deus nos demonstra o cuidado que Ele tem sobre toda a Sua criação: os animais, as plantas e a própria terra. Aprendamos também a respeitar tudo o que pertence ao nosso Pai celestial.

Por último, com relação à adoração, compreendamos o final do versículo 15: "Ninguém apareça de mãos vazias perante mim" (veja Deuteronômio 26:2).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário