segunda-feira, 7 de junho de 2010

Êxodo 20:1-17

Êxodo 20:1-17

1 ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
10 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.


Êxodo 20:1-17
Temos neste capítulo a lei que o Senhor deu a Seu povo. Ela expõe a maldade do homem, inclinado a praticar todo ato que é aqui proibido. O fato de tais mandamentos serem necessários só prova a perversidade da natureza humana (leia 1 Timóteo 1:9…). Os quatro primeiros mandamentos dizem respeito ao relacionamento do homem com Deus: Deus que é Único, que é Espírito, que é santo, mas também cheio de bondade, e que tem preparado um descanso para os Seus. A honra primeiro é devida a Deus, porém, depois disso, de acordo com o quinto mandamento, é devida aos pais. Depois temos quatro mandamentos que tratam de nosso relacionamento com o nosso próximo na vida social. Finalmente, o último mandamento diz respeito a nós mesmos individualmente, visto que perscruta a profundeza de nosso coração e expõe os nossos desejos mais íntimos sobre os quais não falamos a ninguém. Em resumo, a essência da lei é o amor. "Quem ama o próximo tem cumprido a lei" — escreve Paulo aos romanos — "Por isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Romanos 13:8-9; veja Mateus 22:34-40).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário