sexta-feira, 4 de junho de 2010

Êxodo 18:13-27

Êxodo 18:13-27

13 E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde.
14 Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde?
15 Então disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim, para consultar a Deus;
16 Quando tem algum negócio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.
17 O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes.
18 Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer.
19 Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus;
20 E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.
21 E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez;
22 Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo.
23 Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar.
24 E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito;
25 E escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo; maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta e maiorais de dez.
26 E eles julgaram o povo em todo o tempo; o negócio árduo trouxeram a Moisés, e todo o negócio pequeno julgaram eles.
27 Então despediu Moisés o seu sogro, o qual se foi à sua terra.


Êxodo 18:13-27
Jetro aconselha Moisés a delegar a outros uma parte de seu serviço. Esse é um conselho que tem a aparência de sabedoria, mas ignorava o poder do Espírito de Deus! É um dos princípios fundamentais para a instituição do clero. Homens são escolhidos, investidos de autoridade por outros segundo uma hierarquia que levanta intermediários entre Deus e os crentes comuns. Mas a Palavra de Deus só reconhece na Igreja um Cabeça, que é completamente capaz de lidar com todos os interesses dos Seus (Efésios 4:5). E Jesus não Se interessa apenas pelas "grandes causas", as "causas difíceis". Nada que é de nosso interesse é pequeno demais ou insignificante para Ele. Que nunca tenhamos receio de nos dirigir diretamente a Ele (1 Pedro 5:7).

Em seu aspecto profético, este capítulo nos mostra que Cristo não exercerá sozinho o governo do reino (Mateus 19:28). Quando vier entre as miríades de santos, o governo será estabelecido com várias responsabilidades, e tudo para a glória de Deus.

Enquanto o povo de Deus prossegue em seu caminho pelo deserto, Jetro retorna para a sua terra (v. 27). A vida de fé, o papel de peregrino e estrangeiro, não têm atração para ele. Infelizmente, quantos são os cristãos que se assemelham a ele!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário