quinta-feira, 3 de junho de 2010

Êxodo 18:1-12

Êxodo 18:1-12

1 ORA Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as coisas que Deus tinha feito a Moisés e a Israel seu povo, como o Senhor tinha tirado a Israel do Egito.
2 E Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, a mulher de Moisés, depois que ele lha enviara,
3 Com seus dois filhos, dos quais um se chamava Gérson; porque disse: Eu fui peregrino em terra estranha;
4 E o outro se chamava Eliézer; porque disse: O Deus de meu pai foi por minha ajuda, e me livrou da espada de Faraó.
5 Vindo, pois, Jetro, o sogro de Moisés, com seus filhos e com sua mulher, a Moisés no deserto, ao monte de Deus, onde se tinha acampado,
6 Disse a Moisés: Eu, teu sogro Jetro, venho a ti, com tua mulher e seus dois filhos com ela.
7 Então saiu Moisés ao encontro de seu sogro, e inclinou-se, e beijou-o, e perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda.
8 E Moisés contou a seu sogro todas as coisas que o Senhor tinha feito a Faraó e aos egípcios por amor de Israel, e todo o trabalho que passaram no caminho, e como o Senhor os livrara.
9 E alegrou-se Jetro de todo o bem que o Senhor tinha feito a Israel, livrando-o da mão dos egípcios.
10 E Jetro disse: Bendito seja o Senhor, que vos livrou das mãos dos egípcios e da mão de Faraó; que livrou a este povo de debaixo da mão dos egípcios.
11 Agora sei que o Senhor é maior que todos os deuses; porque na coisa em que se ensoberbeceram, os sobrepujou.
12 Então Jetro, o sogro de Moisés, tomou holocausto e sacrifícios para Deus; e veio Arão, e todos os anciãos de Israel, para comerem pão com o sogro de Moisés diante de Deus.


Êxodo 18:1-12
Encontramos Jetro, o sogro de Moisés, novamente nesta passagem. Ele personifica as nações da terra que, nos tempos vindouros, se alegrarão juntamente com o povo de Israel pelo seu livramento, e glorificarão a Deus. Notamos ao mesmo tempo que Zípora e seus filhos, personificação da Igreja como visto anteriormente no capítulo 2, não tiveram nenhuma participação nas tribulações de Israel nem em seu livramento. A Igreja terá sido arrebatada da terra quando acontecer a grande tribulação e a subseqüente restauração do povo judeu.

Gérson nos recorda, pelo significado de seu nome, que Cristo, do mesmo modo que Moisés, foi um estrangeiro na terra aonde veio habitar, e a Igreja também é estrangeira aqui. Porém, nesta difícil condição, o socorro de Deus lhe é garantido. Este é o significado do nome Eliezer. No versículo 8, Moisés dá testemunho de tudo o que Deus fez pelo Seu povo. Um bom exemplo para nós, não é mesmo? Não deixemos de falar sobre como fomos salvos para as pessoas, começando pelos membros de nossa própria família. O resultado desse testemunho é evidente nos versículos 11-12: Jetro reconhece a grandeza do Senhor, dá-Lhe glória, oferece sacrifícios a Ele e finalmente tem comunhão com o povo resgatado na presença de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário