sábado, 29 de maio de 2010

Êxodo 15:17-27

Êxodo 15:17-27

17 Tu os introduzirás, e os plantarás no monte da tua herança, no lugar que tu, ó Senhor, aparelhaste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram.
18 O Senhor reinará eterna e perpetuamente;
19 Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e com os seus cavaleiros, entraram no mar, e o Senhor fez tornar as águas do mar sobre eles; mas os filhos de Israel passaram em seco pelo meio do mar.
20 Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.
21 E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.
22 Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água.
23 Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara.
24 E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?
25 E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.
26 E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara.
27 Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas.


Êxodo 15:17-27
Até o versículo 16, os filhos de Israel celebram em cântico o que o Senhor acabara de fazer pelo Seu povo. Os versículos 17 e 18 proclamam o que Ele fará no futuro. Os frutos da vitória são vistos pela fé. Deus preparou para Si: 1) uma herança, 2) uma habitação, 3) um santuário, 4) um reino. Em sua primeira epístola, Pedro nos mostra o novo aspecto de coisas que essas bênçãos ocupam na dispensação cristã (leia 1 Pedro 1:4; 2:5, 9).

O povo está agora resgatado, a caminho da terra prometida. Ao mesmo tempo, a nossa jornada cristã começa com a conversão, e seu final é a glória eterna. Mas no caminho entre os dois estão as experiências do deserto. A primeira dessas grandes lições é Mara. O Senhor nos permite encontrar em nosso caminho, como essas águas amargas, circunstâncias dolorosas e frustrantes. Porém, assim que compreendemos que essas aflições são permitidas para o nosso bem, assim que introduzimos nelas o poder da cruz de Cristo, então, sem que nada mude nessas circunstâncias, elas deixam de ter um sabor amargo e até mesmo passamos a ter prazer e consolo nelas (leia Romanos 5:3… e 2 Coríntios 12:9). Então estamos em posição de apreciar Elim, lugar de descanso e refrigério (v. 27), figura da reunião dos crentes onde o Senhor ordena a Sua bênção (Salmo 133:3).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário