sexta-feira, 28 de maio de 2010

Êxodo 15:1-16

Êxodo 15:1-16

1 ENTÃO cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor, e falaram, dizendo: Cantarei ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.
2 O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.
3 O Senhor é homem de guerra; o Senhor é o seu nome.
4 Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército; e os seus escolhidos príncipes afogaram-se no Mar Vermelho.
5 Os abismos os cobriram; desceram às profundezas como pedra.
6 A tua destra, ó Senhor, se tem glorificado em poder, a tua destra, ó Senhor, tem despedaçado o inimigo;
7 E com a grandeza da tua excelência derrubaste aos que se levantaram contra ti; enviaste o teu furor, que os consumiu como o restolho.
8 E com o sopro de tuas narinas amontoaram-se as águas, as correntes pararam como montão; os abismos coalharam-se no coração do mar.
9 O inimigo dizia: Perseguirei, alcançarei, repartirei os despojos; fartar-se-á a minha alma deles, arrancarei a minha espada, a minha mão os destruirá.
10 Sopraste com o teu vento, o mar os cobriu; afundaram-se como chumbo em veementes águas.
11 Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?
12 Estendeste a tua mão direita; a terra os tragou.
13 Tu, com a tua beneficência, guiaste a este povo, que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade.
14 Os povos o ouviram, eles estremeceram, uma dor apoderou-se dos habitantes da Filistia.
15 Então os príncipes de Edom se pasmaram; dos poderosos dos moabitas apoderou-se um tremor; derreteram-se todos os habitantes de Canaã.
16 Espanto e pavor caiu sobre eles; pela grandeza do teu braço emudeceram como pedra; até que o teu povo houvesse passado, ó Senhor, até que passasse este povo que adquiriste.


Êxodo 15:1-16
Qual é a relação entre este relato sobre o Mar Vermelho e a história dos redimidos do Senhor Jesus? Claramente este relato se refere à obra de Cristo e ao nosso livramento. Enquanto a Páscoa apresenta o aspecto do livramento do juízo divino e Deus contra o pecado, o Mar Vermelho ilustra a salvação do poder de Satanás e a salvação de Deus para o pecador. A morte é vencida; o povo de Deus daqui em diante é tirado "deste mundo perverso" e, por outro lado, ressurreto juntamente com Cristo. Cristo não é somente Aquele que salva, mas também Aquele que conduz os louvores no meio da Igreja (Salmo 22:22; Hebreus 2:12). "Então, entoou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor…" (v. 1). Este é o primeiro cântico nas Escrituras. Como o povo poderia ter cantado sob a servidão dos egípcios? (veja Salmo 137:4). Agora, porém, o gozo permeia o coração de todos os redimidos. Sob a liderança de Cristo, o verdadeiro Moisés, o povo tem o privilégio de louvar Aquele que os libertou da avalanche de morte e do poder do adversário. Em toda a história de Israel — e para nós por toda a eternidade — serão dadas honras Àquele que secou o mar, as águas profundas, e que "fez o caminho no fundo do mar, para que passassem os remidos" (Isaías 51:10).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário