domingo, 11 de abril de 2010

Gênesis 41:1-13

Gênesis 41:1-13

1 E ACONTECEU que, ao fim de dois anos inteiros, Faraó sonhou, e eis que estava em pé junto ao rio.
2 E eis que subiam do rio sete vacas, formosas à vista e gordas de carne, e pastavam no prado.
3 E eis que subiam do rio após elas outras sete vacas, feias à vista e magras de carne; e paravam junto às outras vacas na praia do rio.
4 E as vacas feias à vista e magras de carne, comiam as sete vacas formosas à vista e gordas. Então acordou Faraó.
5 Depois dormiu e sonhou outra vez, e eis que brotavam de um mesmo pé sete espigas cheias e boas.
6 E eis que sete espigas miúdas, e queimadas do vento oriental, brotavam após elas.
7 E as espigas miúdas devoravam as sete espigas grandes e cheias. Então acordou Faraó, e eis que era um sonho.
8 E aconteceu que pela manhã o seu espírito perturbou-se, e enviou e chamou todos os adivinhadores do Egito, e todos os seus sábios; e Faraó contou-lhes os seus sonhos, mas ninguém havia que lhos interpretasse.
9 Então falou o copeiro-mor a Faraó, dizendo: Das minhas ofensas me lembro hoje:
10 Estando Faraó muito indignado contra os seus servos, e pondo-me sob prisão na casa do capitão da guarda, a mim e ao padeiro-mor,
11 Então tivemos um sonho na mesma noite, eu e ele; sonhamos, cada um conforme a interpretação do seu sonho.
12 E estava ali conosco um jo-vem hebreu, servo do capitão da guarda, e contamos-lhe os nossos sonhos e ele no-los interpretou, a cada um conforme o seu sonho.
13 E como ele nos interpretou, assim aconteceu; a mim me foi restituído o meu cargo, e ele foi enforcado.


Gênesis 41:1-13
Na reflexão do capítulo anterior tínhamos recordado a oração do malfeitor na cruz: "Jesus, lembra-te de mim" (Lucas 23:42). Em Gênesis 40:14 é José quem pede ao copeiro-mor pouco antes que este seja libertado: "Lembra-te de mim". Quão triste é lermos no versículo 23 deste mesmo capítulo, que "o copeiro-mor… não se lembrou de José; antes, se esqueceu dele ".

E no que diz respeito a nós, redimidos pelo Senhor e desfrutando de Sua grande salvação, não somos por vezes ingratos, esquecendo que Ele que nos salvou? Embora devamos tudo a Jesus, descuidamos em falar sobre Ele aos que não têm o privilégio de Lhe conhecer. É porque Ele sabia quão esquecidos são os nossos corações, que o Senhor, ao dar o pão e o cálice aos Seus discípulos, lhes pediu: "Fazei isso em memória de mim" (Lucas 22:19).

Depois do sonho de Faraó, o copeiro-mor lembrou-se de José. Deve ter lhe custado muito dizer: "Dos meus pecados me lembro hoje " (41:9). Porém ele não poderia falar de José sem primeiro dizer onde e por que o havia conhecido. De igual modo, quando testemunhamos de Jesus, o nosso bendito Salvador, não temamos reconhecer o estado de miséria em que estávamos quando Ele nos fez conhecer o livramento.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário