sábado, 10 de abril de 2010

Gênesis 39:17-23; 40:1-8

Gênesis 39:17-23

17 Então falou-lhe conforme as mesmas palavras, dizendo: Veio a mim o servo hebreu, que nos trouxeste, para escarnecer de mim;
18 E aconteceu que, levantando eu a minha voz e gritando, ele deixou a sua roupa comigo, e fugiu para fora.
19 E aconteceu que, ouvindo o seu senhor as palavras de sua mulher, que lhe falava, dizendo: Conforme a estas mesmas palavras me fez teu servo, a sua ira se acendeu.
20 E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere.
21 O Senhor, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor.
22 E o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere, e ele ordenava tudo o que se fazia ali.
23 E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o Senhor estava com ele, e tudo o que fazia o Senhor prosperava.
Gênesis 40:1-8

1 E ACONTECEU, depois destas coisas, que o copeiro do rei do Egito, e o seu padeiro, ofenderam o seu senhor, o rei do Egito.
2 E indignou-se Faraó muito contra os seus dois oficiais, contra o copeiro-mor e contra o padeiro-mor.
3 E entregou-os a prisão, na casa do capitão da guarda, na casa do cárcere, no lugar onde José estava preso.
4 E o capitão da guarda pô-los a cargo de José, para que os servisse; e estiveram muitos dias na prisão.
5 E ambos tiveram um sonho, cada um seu sonho, na mesma noite, cada um conforme a interpretação do seu sonho, o copeiro e o padeiro do rei do Egito, que estavam presos na casa do cárcere.
6 E veio José a eles pela manhã, e olhou para eles, e viu que estavam perturbados.
7 Então perguntou aos oficiais de Faraó, que com ele estavam no cárcere da casa de seu senhor, dizendo: Por que estão hoje tristes os vossos semblantes?
8 E eles lhe disseram: Tivemos um sonho, e ninguém há que o interprete. E José disse-lhes: Não são de Deus as interpretações? Contai-mo, peço-vos.


Gênesis 39:17-23; 40:1-8
Uma vez mais José é o alvo de uma terrível injustiça. Com base em um falso testemunho, ele é condenado e trancado no cárcere junto com outros prisioneiros do rei. Salmo 105:18 descreve seu sofrimento físico e moral: "Cujos pés apertaram com grilhões e a quem puseram em ferros". E, uma vez mais, esses sofrimentos anunciavam os do Salvador. Lançaram as mãos em Jesus (Marcos 14:46), muitas falsas testemunhas foram apresentadas contra Ele (Mateus 26:59-60), "com os malfeitores foi contado" (Marcos 15:28), Ele que "nenhum mal fez" (Lucas 23:41).

A prisão estava repleta de prisioneiros culpados. Quão comovente é ver José no meio deles, não considerando a si mesmo superior por ser inocente, nem se revoltando de alguma maneira, tampouco se desencorajando, e ainda não deixando de servir! Tudo isso só pode conduzir os nossos pensamentos ao Homem perfeito, que veio tomar parte em nossa condição miserável e sem esperança, com a finalidade de nos servir em amor. Ele "andou fazendo o bem", como diz Pedro (Atos 10:38), e acrescenta: "porque Deus era com ele". Este também foi, no caso de José, o seu consolo e o segredo de sua prosperidade, tanto na prisão como quando esteve com Potifar (39:3,21,23). Que nós também possamos, sempre e em todo lugar, desfrutar desta feliz experiência!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário