quinta-feira, 1 de abril de 2010

Gênesis 32:22-32

Gênesis 32:22-32

22 E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque.
23 E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha.
24 Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.
25 E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.
26 E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.
27 E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.
28 Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.
29 E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali.
30 E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.
31 E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa.
32 Por isso os filhos de Israel não comem o nervo encolhido, que está sobre a juntura da coxa, até o dia de hoje; porquanto tocara a juntura da coxa de Jacó no nervo encolhido.


Gênesis 32:22-32
A história de Jacó registra uma segunda noite memorável. A luta de Jacó com o anjo é como um resumo de toda a sua vida passada. Ele sempre buscou as bênçãos mediante seus próprios esforços; opondo-se, desta forma, a Deus. Agora ele precisa constatar que a força do homem não pode triunfar nem prevalecer. Basta um simples toque de Deus (v. 25) e sua força é completamente destruída. Jacó agora é forçado a deixar de confiar em si mesmo. Ele está aprendendo a verdade fundamental da vida cristã: "quando estou fraco, então, sou forte" (2 Coríntios 12:10). E é nesse momento que ele triunfa ao declarar pela fé: "Não te deixarei ir, se me não abençoares" (v. 26; Oséias 12:40). Esta é a vitória da oração! Jacó obtém a bênção na forma deste novo nome: Israel, o qual é tão importante nos conselhos de Deus, na Escritura e na história. Este nome nos fala de Cristo, o Vitorioso, o Príncipe e verdadeiro Israel de Deus.

Prezados cristãos, Deus quer nos tornar vitoriosos. Se Ele nos detém num caminho segundo nossa própria vontade e remove a nossa força carnal, é com a finalidade de nos conceder Seu poder.

Jacó sempre deveria lembrar-se de Peniel. Sua bengala continuamente o recordaria disto. A juntura de sua coxa fora deslocada, mas sua alma fora libertada (Romanos 7:24-25).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário