quarta-feira, 31 de março de 2010

Gênesis 32:1-21

Gênesis 32:1-21

1 JACÓ também seguiu o seu caminho, e encontraram-no os anjos de Deus.
2 E Jacó disse, quando os viu: Este é o exército de Deus. E chamou aquele lugar Maanaim.
3 E enviou Jacó mensageiros adiante de si a Esaú, seu irmão, à terra de Seir, território de Edom.
4 E ordenou-lhes, dizendo: Assim direis a meu senhor Esaú: Assim diz Jacó, teu servo: Como peregrino morei com Labão, e me detive lá até agora;
5 E tenho bois e jumentos, ovelhas, e servos e servas; e enviei para o anunciar a meu senhor, para que ache graça em teus olhos.
6 E os mensageiros voltaram a Jacó, dizendo: Fomos a teu irmão Esaú; e também ele vem para encontrar-te, e quatrocentos homens com ele.
7 Então Jacó temeu muito e angustiou-se; e repartiu o povo que com ele estava, e as ovelhas, e as vacas, e os camelos, em dois bandos.
8 Porque dizia: Se Esaú vier a um bando e o ferir, o outro bando escapará.
9 Disse mais Jacó: Deus de meu pai Abraão, e Deus de meu pai Isaque, o Senhor, que me disseste: Torna-te à tua terra, e a tua parentela, e far-te-ei bem;
10 Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que fizeste ao teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos.
11 Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú; porque eu o temo; porventura não venha, e me fira, e a mãe com os filhos.
12 E tu o disseste: Certamente te farei bem, e farei a tua descendência como a areia do mar, que pela multidão não se pode contar.
13 E passou ali aquela noite; e tomou do que lhe veio à sua mão, um presente para seu irmão Esaú:
14 Duzentas cabras e vinte bodes; duzentas ovelhas e vinte carneiros;
15 Trinta camelas de leite com suas crias, quarenta vacas e dez novilhos; vinte jumentas e dez jumentinhos;
16 E deu-os na mão dos seus servos, cada rebanho à parte, e disse a seus servos: Passai adiante de mim e ponde espaço entre rebanho e rebanho.
17 E ordenou ao primeiro, dizendo: Quando Esaú, meu irmão, te encontrar, e te perguntar, dizendo: De quem és, e para onde vais, e de quem são estes diante de ti?
18 Então dirás: São de teu servo Jacó, presente que envia a meu senhor, a Esaú; e eis que ele mesmo vem também atrás de nós.
19 E ordenou também ao segundo, e ao terceiro, e a todos os que vinham atrás dos rebanhos, dizendo: Conforme a esta mesma palavra falareis a Esaú, quando o achardes.
20 E direis também: Eis que o teu servo Jacó vem atrás de nós. Porque dizia: Eu o aplacarei com o presente, que vai adiante de mim, e depois verei a sua face; porventura ele me aceitará.
21 Assim, passou o presente adiante dele; ele, porém, passou aquela noite no arraial.


Gênesis 32:1-21
Hebreus 1:14 nos ensina que o serviço dos anjos acontece em favor dos crentes. Ele geralmente ocorre sem que estes últimos saibam disto. Mas quando Jacó estava deixando Canaã, Deus quis, de alguma maneira, apresentar-lhe aqueles que seriam usados para cuidar dele enquanto estivesse no exílio (28:12). Agora, por ocasião de seu regresso, os anjos de Maanaim dão as boas vindas ao patriarca na terra prometida. Mas Jacó não está em condições de se regozijar na bondade do Deus que ouviu o voto feito muito antes (28:20-21). Na verdade, seu coração não está livre do temor do homem. Embora não tenha mais Labão no seu encalço, Jacó ainda tem Esaú na sua frente e por isso treme diante da expectativa de encontrá-lo. Sim, Jacó havia recorrido à oração (vv. 9-12) mas, em seguida, tomou todas as precauções que se possa imaginar, como se de fato não cresse que Deus fosse capaz de livrá-lo. Não nos assemelhamos a ele algumas vezes? Observe também a atitude servil de Jacó (vv. 18, 20), embora as bênçãos de seu pai o tivessem colocado acima de seu irmão. Não teria sido melhor, em lugar de toda essa encenação, de todas essas prudentes arrumações, que Jacó fosse em frente de seu povo e, confiando em Deus, pedisse corajosamente perdão a seu irmão, a quem ele tinha ofendido?

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário