sábado, 20 de março de 2010

Gênesis 25:19-34

Gênesis 25:19-34

19 E estas são as gerações de Isaque, filho de Abraão: Abraão gerou a Isaque;
20 E era Isaque da idade de quarenta anos, quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, irmã de Labão, arameu.
21 E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu.
22 E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao Senhor.
23 E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.
24 E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre.
25 E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pelo; por isso chamaram o seu nome Esaú.
26 E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou.
27 E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas.
28 E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó.
29 E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado;
30 E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.
31 Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.
32 E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?
33 Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.
34 E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.


Gênesis 25:19-34
A fé de Isaque e Rebeca é posta à prova do mesmo modo que a de Abraão e Sara: no fato de não ter filhos. Isto deu oportunidade para Isaque orar com instância, e o Senhor ouviu suas orações (v. 21; veja também 1 Crônicas 5:20). Nascem dois meninos gêmeos, tão diferentes nas suas feições quanto na condição de seu coração. A cena que se desenrola entre os dois irmãos revela esta condição. Jacó, a despeito do modo horrível em que lida com a questão, demonstra que apreciar o lugar de honra na família, a participação na herança que a acompanha, e especialmente as promessas divinas feitas a Abraão e à sua descendência. Nada disto tinha valor para Esaú. Ele fecha seu negócio, come, bebe, levanta-se e sai, inconsciente da incalculável perda que sofre. A sua conduta não é somente irracional: ele sacrifica todo o seu futuro “por um repasto”. Porém isto representa um grande insulto a Deus; era como se Lhe tivesse dito: Os Seus mais preciosos dons não são tão bons quanto este cozinhado de lentilhas que sacia minha fome.

O direito de primogenitura é uma figura do privilégio daqueles que foram criados em uma família cristã. Queira Deus que nenhum de vocês despreze a herança celestial!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário