domingo, 7 de fevereiro de 2010

Gênesis 1:1-19

Gênesis 1:1-19

1 NO princípio criou Deus os céus e a terra.
2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
6 E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
7 E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
8 E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
9 E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
14 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
15 E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
17 E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.


Gênesis 1:1-19
Deus, que não tem princípio nem fim, já estava ali, antes que qualquer coisa de todo o universo conhecido hoje existisse. E Ele nos permite como que presenciar o desenrolar de seus feitos como Criador. Quando desejamos fabricar algum objeto, precisamos primeiro de algum material. Mas, para Deus, bastou que Ele falasse para fazer com que todas as coisas surgissem do nada. Deus falou e passaram a existir os céus, a Terra, a luz, as nuvens, os mares, a terra seca, o firmamento com seus luzeiros – o sol, a lua e as inúmeras estrelas –, uma enorme variedade de plantas e animais; coisas infinitamente grande e infinitamente pequenas.

Este relato, tão majestoso e ao mesmo tempo tão simples, é para nós a resposta definitiva à grande pergunta que as pessoas de todas as épocas sempre repetiram: “Quem... mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos... e pesou os montes?... Quem criou estas coisas?” (Isaías 40:12,26; Provérbios 30:4). Sim, quem concebeu o perfeito desenho dos flocos de neve? Quem projetou a delicada e extraordinária estrutura do inseto mais simples ou escolheu a cor e o perfume da flor mais comum? Hebreus 1:2-3 nos dá a resposta: Jesus, o Autor de nossa salvação, é também o Criador de todas essas maravilhas (veja também Provérbios 8:27-31).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário