quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

2 Timóteo 2.1-13

2 Timóteo 2.1-13

1 Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.
2 E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.
3 Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus.
4 Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.
5 Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.
6 O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos.
7 Pondera o que acabo de dizer, porque o Senhor te dará compreensão em todas as coisas.
8 Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho;
9 pelo qual estou sofrendo até algemas, como malfeitor; contudo, a palavra de Deus não está algemada.
10 Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com eterna glória.
11 Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele;
12 se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;
13 se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.


2 Timóteo 2:1-13

"Fortifica-te na graça", recomenda o apóstolo a seu querido discípulo. Ele mesmo havia aprendido este segredo diretamente do Senhor: "A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Coríntios 12:9). Três exemplos - o soldado, o atleta e o lavrador - ilustram a renúncia, a obediência e a paciência do cristão. Estas são as características de um bom soldado: ele não se sobrecarrega com bagagem desnecessária; é disciplinado, a fim de agradar a seus superiores; sabe que o ofício de um soldado implica inevitavelmente sofrimentos, perigos, golpes que precedem às recomendações honoríficas e condecorações. Isto é certo e toda a Escritura confirma: o nosso comportamento atual terá sua contrapartida eterna. Hoje, os sofrimentos e a morte com Cristo; amanhã, a vida com Ele, o reino e a glória eterna. Queridos amigos crentes, Jesus Cristo nos arregimenta sob Sua bandeira. Infelizmente, pode achar-se num exército desertores que renegam sua bandeira e o capitão (v. 12; Judas 4). Existem mil maneiras, incluindo as silenciosas, de trair o nosso Capitão. Que o desejo de obter Sua aprovação, secreta hoje, pública amanhã, faça de nós bons soldados, aptos para combater "o bom combate" (4:7-8 e 1 Timóteo 6:12)!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário