domingo, 24 de janeiro de 2010

2 Crônicas 27:1-9

2 Crônicas 27:1-9

1 TINHA Jotão vinte e cinco anos de idade, quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jerusa, filha de Zadoque.
2 E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme a tudo o que fizera Uzias, seu pai, exceto que não entrou no templo do Senhor. E o povo ainda se corrompia.
3 Ele edificou a porta superior da casa do Senhor, e também edificou muitas obras sobre o muro de Ofel.
4 Também edificou cidades nas montanhas de Judá, e castelos e torres nos bosques.
5 Ele também guerreou contra o rei dos filhos de Amom, e prevaleceu sobre eles, de modo que os filhos de Amom naquele ano lhe deram cem talentos de prata, e dez mil coros de trigo, e dez mil de cevada; isto lhe trouxeram os filhos de Amom também no segundo e no terceiro ano.
6 Assim se fortificou Jotão, porque dirigiu os seus caminhos na presença do Senhor seu Deus.
7 Ora, o restante dos atos de Jotão, e todas as suas guerras e os seus caminhos, eis que estão escritos no livro dos reis de Israel e de Judá.
8 Tinha vinte e cinco anos de idade, quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém.
9 E dormiu Jotão com seus pais, e sepultaram-no na cidade de Davi; e Acaz, seu filho, reinou em seu lugar.


2 Crônicas 27:1-9
Este breve capítulo tem apenas coisas boas a dizer sobre Jotão, filho e sucessor de Uzias. Embora ele também se tenha tornado poderoso (v. 6), aprendeu com a terrível lição que seu pai recebera, como o versículo 2 enfatiza. Isso é sinal de sabedoria! Se aprendermos com a experiência dos outros, não teremos de passar pela mesma dolorosa escola. Jotão subjugou os filhos de Amom. Qual era o seu segredo? Façamos o mesmo se também quisermos obter esse poder divino: ele “dirigia os seus caminhos segundo a vontade do SENHOR, seu Deus” (v. 6). Dirigir o caminho significa andar alinhado com as instruções da Bíblia e viver diante de Deus uma vida que O agrade. “Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal” (Provérbios 4:26-27).

Que pena que o povo não seguiu os passos de seu fiel rei! Eles se corromperam mais ainda (v. 2). O reinado de Jotão, portanto, não pode ser classificado como um reavivamento tal qual produzido pelo Espírito Santo no tempo de Ezequias e Josias.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário