2 Crônicas 22:1-12
1 E OS moradores de Jerusalém, em lugar de Jeorão, fizeram rei a Acazias, seu filho mais moço, porque a tropa, que viera com os árabes ao arraial, tinha matado a todos os mais velhos. Assim reinou Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá.
2 Era da idade de quarenta e dois anos, quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atalia, filha de Onri.
3 Também ele andou nos caminhos da casa de Acabe, porque sua mãe era sua conselheira, para proceder impiamente.
4 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, como a casa de Acabe, porque eles eram seus conselheiros depois da morte de seu pai, para a sua perdição.
5 Também andou nos conselhos deles, e foi com Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, à peleja contra Hazael, rei da Síria, junto a Ramote de Gileade; e os sírios feriram a Jorão.
6 E voltou para curar-se em Jizreel, das feridas que lhe fizeram em Ramá, pelejando contra Hazael, rei da Síria; e Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá, desceu para ver a Jorão, filho de Acabe, em Jizreel, porque estava doente.
7 Foi, pois, da vontade de Deus, que Acazias, para sua ruína, visitou Jorão; porque chegando ele, saiu com Jorão contra Jeú, filho de Ninsi, a quem o Senhor tinha ungido para desarraigar a casa de Acabe.
8 E sucedeu que, executando Jeú juízo contra a casa de Acabe, achou os príncipes de Judá e os filhos dos irmãos de Acazias, que serviam a Acazias, e os matou.
9 Depois buscou a Acazias (porque se tinha escondido em Samaria), e o alcançaram, e o trouxeram a Jeú, e o mataram, e o sepultaram; porque disseram: Filho é de Jeosafá, que buscou ao Senhor com todo o seu coração. E já não tinha a casa de Acazias ninguém que tivesse força para o reino.
10 Vendo, pois, Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se e destruiu toda a descendência real da casa de Judá.
11 Porém Jeosabeate, filha do rei, tomou a Joás, filho de Acazias, furtando-o dentre os filhos do rei, aos quais matavam, e o pôs com a sua ama na câmara dos leitos; assim Jeosabeate, filha do rei Jeorão, mulher do sacerdote Joiada (porque era irmã de Acazias), o escondeu de Atalia, de modo que ela não o matou.
12 E esteve com eles seis anos escondido na casa de Deus; e Atalia reinou sobre a terra.
2 Crônicas 22:1-12
Que triste capítulo! Acazias, filho de Jeorão, aconselhado por sua mãe e por seus parentes da parte de Acabe, se alia a Jorão, rei de Israel, e juntos vão à guerra contra os sírios. Essa parceria fatal o conduziu à destruição (v. 7). Ele morreu violentamente.
Mas voltemos um pouco em nossa história: Jeorão matou seus seis irmãos (21:4). Depois todos os seus filhos foram massacrados pelos arábios, exceto o mais novo, Acazias (v. 1). Finalmente, na terceira geração, novamente um descendente sobrevive a outro massacre da casa real: Joás, um bebê. Como essas sucessivas matanças podem ser explicadas? Pela implacável obstinação de Satanás de interromper a linhagem de Davi da qual Cristo viria.
Por outro lado, como, em todos os casos e apesar de tudo, somente um – e geralmente o mais fraco – descendente da família real sobreviveu? Pela graça fiel de Deus! Ele cumpriu Sua promessa de dar a Davi para sempre uma lâmpada (2 Reis 8:19). Nesse momento, tal luz não passava de uma pequena e trêmula chama (Mateus 12:20)!
Que DEUS abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário