terça-feira, 12 de janeiro de 2010

2 Crônicas 19:1-11

2 Crônicas 19:1-11

1 E JEOSAFÁ, rei de Judá, voltou em paz à sua casa em Jerusalém.
2 E Jeú, filho de Hanani, o vidente, saiu ao encontro do rei Jeosafá e lhe disse: Devias tu ajudar ao ímpio, e amar aqueles que odeiam ao Senhor? Por isso virá sobre ti grande ira da parte do Senhor.
3 Boas coisas contudo se acharam em ti; porque tiraste os bosques da terra, e preparaste o teu coração para buscar a Deus.
4 Habitou, pois, Jeosafá em Jerusalém; e tornou a passar pelo povo desde Berseba até as montanhas de Efraim, e fez com que tornassem ao Senhor Deus de seus pais.
5 E estabeleceu juízes na terra, em todas as cidades fortificadas, de cidade em cidade.
6 E disse aos juízes: Vede o que fazeis; porque não julgais da parte do homem, senão da parte do Senhor, e ele está convosco quando julgardes.
7 Agora, pois, seja o temor do Senhor convosco; guardai-o, e fazei-o; porque não há no Senhor nosso Deus iniqüidade nem acepção de pessoas, nem aceitação de suborno.
8 E também estabeleceu Jeosafá a alguns dos levitas e dos sacerdotes e dos chefes dos pais de Israel sobre o juízo do Senhor, e sobre as causas judiciais; e voltaram a Jerusalém.
9 E deu-lhes ordem, dizendo: Assim fazei no temor do Senhor, com fidelidade, e com coração íntegro.
10 E em toda a diferença que vier a vós de vossos irmãos que habitam nas suas cidades, entre sangue e sangue, entre lei e mandamento, entre estatutos e juízos, admoestai-os, que não se façam culpados para com o Senhor, e não venha grande ira sobre vós, e sobre vossos irmãos; fazei assim, e não vos fareis culpados.
11 E eis que Amarias, o sumo sacerdote, presidirá sobre vós em todo o negócio do Senhor; e Zebadias, filho de Ismael, líder da casa de Judá, em todo o negócio do rei; também os oficiais, os levitas, estão perante vós; esforçai-vos, pois, e fazei-o; e o Senhor será com os bons.


2 Crônicas 19:1-11
A aliança fatal de Josafá com Israel lhe rendeu uma severa reprimenda por parte do Senhor. Jeú fez uma pergunta que esquadrinhava o coração do rei ao mesmo tempo que lhe ensinava o que Deus pensava de Acabe: “Devias tu ajudar ao perverso e amar aqueles que aborrecem o SENHOR?” (v. 2).

Cristãos, não esqueçamos o terrível nome que a Palavra dá aos que amam o mundo: “inimigo de Deus” (Tiago 4:4).

Jeú foi corajoso, pois no reinado de Asa, Hanani, seu pai, havia sido preso por fazer coisa semelhante (16:7-10). No entanto, Josafá deu ouvidos à repreensão. Esse é o caminho para ser prudente e adquirir entendimento (Provérbios 15:5, 32). Aceitemos as admoestações e observações que são feitas sobre nós, a fim de que elas produzam o mesmo resultado em nossa vida.

Ao contrário de Asa, seu pai, que não se permitiu ser restaurado, Josafá atravessou esse período negro e foi capaz de se levantar de onde havia caído, voltando às boas obras do capítulo 17. Desta vez, não contente em apenas enviar os príncipes, ele mesmo se coloca em meio ao povo. E, como verdadeiro pastor de Israel, ele os convoca para voltar ao Senhor (v. 4). Depois disso, designa juízes e lhes dá instruções bastante enfáticas.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário