quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

2 Crônicas 14:1-15

2 Crônicas 14:1-15

1 E ABIAS dormiu com seus pais, e o sepultaram na cidade de Davi, e Asa, seu filho, reinou em seu lugar; nos seus dias esteve a terra em paz dez anos.
2 E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor seu Deus.
3 Porque tirou os altares dos deuses estranhos, e os altos; e quebrou as imagens, e cortou os bosques.
4 E mandou a Judá que buscasse ao Senhor Deus de seus pais, e que observasse a lei e o mandamento.
5 Também tirou de todas as cidades de Judá os altos e as imagens; e sob ele o reino esteve em paz.
6 E edificou cidades fortificadas em Judá; porque a terra estava quieta, e não havia guerra contra ele naqueles anos; porquanto o Senhor lhe dera repouso.
7 Disse, pois, a Judá: Edifiquemos estas cidades, e cerquemo-las de muros e torres, portas e ferrolhos, enquanto a terra ainda é nossa, pois buscamos ao Senhor nosso Deus; buscamo-lo, e deu-nos repouso de todos os lados. Edificaram, pois, e prosperaram.
8 Tinha Asa um exército de trezentos mil de Judá, que traziam pavês e lança; e duzentos e oitenta mil de Benjamim, que traziam escudo e atiravam com arco; todos estes eram homens valentes.
9 E Zerá, o etíope, saiu contra eles, com um exército de um milhão e com trezentos carros, e chegou até Maressa.
10 Então Asa saiu contra ele; e ordenaram a batalha no vale de Zefatá, junto a Maressa.
11 E Asa clamou ao Senhor seu Deus, e disse: Senhor, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, Senhor nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão. Senhor, tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem.
12 E o Senhor feriu os etíopes diante de Asa e diante de Judá; e os etíopes fugiram.
13 E Asa, e o povo que estava com ele os perseguiram até Gerar, e caíram tantos dos etíopes, que já não havia neles resistência alguma; porque foram destruídos diante do Senhor, e diante do seu exército; e levaram dali mui grande despojo.
14 E feriram todas as cidades nos arredores de Gerar, porque o terror do Senhor veio sobre elas; e saquearam todas as cidades, porque havia nelas muita presa.
15 Também feriram as malhadas do gado; e levaram ovelhas em abundância, e camelos, e voltaram para Jerusalém.


2 Crônicas 14:1-15
Asa, o rei fiel, filho e sucessor de Abias, livrou Judá da idolatria. Nosso livro enfatiza o descanso e a paz que o país desfrutou durante a primeira parte do reinado de Asa (vv. 1, 5-7). Ele utilizou esse tempo de paz para construir cidades muradas e fortalecer a defesa do território. O rei nos dá uma importante lição. Certos períodos em nossa vida são tempos de descanso: feriados, momentos livres para lazer e relaxamento. Usemos esses períodos para fortalecer nossa alma lendo a Bíblia e nos aprofundando na verdade. “Toda a armadura de Deus” tem de ser vestida “para que possais resistir no dia mau”.

O dia mau veio quando Zerá atacou Asa, mas este estava preparado. Acima de tudo, ele tinha o “escudo da fé”; em outras palavras, a confiança total em Deus. Ela refulge na bela oração do rei no versículo 11. Tal fé era sua maior arma, mais poderosa que seus 580 mil soldados. Um milhão de inimigos estava diante de Asa. Em termos humanos, aquela era uma batalha injusta! No entanto, “quando sou fraco, então, é que sou forte” (2 Coríntios 12:10) continua sendo uma verdade. Deus corresponde à fé de Asa dando-lhe uma brilhante vitória, da qual obtiveram considerável despojo.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário