segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

1 Crônicas 21:1-13

1 Crônicas 21:113

1 ENTÃO Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.
2 E disse Davi a Joabe e aos maiorais do povo: Ide, numerai a Israel, desde Berseba até Dã; e trazei-me a conta para que saiba o número deles.
3 Então disse Joabe: O Senhor acrescente ao seu povo cem vezes tanto como é; porventura, ó rei meu senhor, não são todos servos de meu senhor? Por que procura isto o meu senhor? Porque seria isto causa de delito para com Israel.
4 Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe; por isso saiu Joabe, e passou por todo o Israel; então voltou para Jerusalém.
5 E Joabe deu a Davi a soma do número do povo; e era todo o Israel um milhão e cem mil homens, dos que arrancavam da espada; e de Judá quatrocentos e setenta mil homens, dos que arrancavam da espada.
6 Porém os de Levi e Benjamim não contou entre eles, porque a palavra do rei foi abominável a Joabe.
7 E este negócio também pareceu mau aos olhos de Deus; por isso feriu a Israel.
8 Então disse Davi a Deus: Gravemente pequei em fazer este negócio; porém agora sê servido tirar a iniqüidade de teu servo, porque procedi mui loucamente.
9 Falou, pois, o Senhor a Gade, o vidente de Davi, dizendo:
10 Vai, e fala a Davi, dizendo: Assim diz o Senhor: Três coisas te proponho; escolhe uma delas, para que eu ta faça.
11 E Gade veio a Davi, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Escolhe para ti,
12 Ou três anos de fome, ou que três meses sejas consumido diante dos teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que três dias a espada do Senhor, isto é, a peste na terra, e o anjo do Senhor destrua todos os termos de Israel; vê, pois, agora, que resposta hei de levar a quem me enviou.
13 Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; caia eu, pois, nas mãos do Senhor, porque são muitíssimas as suas misericórdias; mas que eu não caia nas mãos dos homens.


1 Crônicas 21:1-13
Ficamos imaginando a razão de Deus, que não mencionou os pecados anteriores de Davi, ter relembrado o pecado da contagem do povo. Davi agora é um fraco reflexo dAquele de quem o rei se separou, e esse pecado nos mostra antes de tudo essa distância. Era necessário que Israel não confundisse o Messias mesmo com o maior de seus reis. O Filho de Davi era ao mesmo tempo o Senhor deles (Mateus 22:41-45). Novamente, era preciso explicar a necessidade do castigo divino e da graça que colocaria um ponto final nele. Fora disso essa história não pode ser compreendida. Aqui Davi aparece como um pecador culpado, mesma condição que a minha e a sua. Mas ele conhece o coração de Deus. A resposta dele a Gade é prova disso: “Caia eu, pois, nas mãos do SENHOR, porque são muitíssimas as suas misericórdias” (v. 13). Você já experimentou pessoalmente a compaixão divina? Para expiar nossos pecados, não havia a opção de escolher entre três anos de fome, três meses de guerra ou três dias de pestilência. Mas Cristo, ao tomar nosso lugar, conheceu a plena medida da ira de Deus durante as três horas de trevas na cruz; Ele suportou o castigo que nos estava reservado eternamente.

Que DEUS Abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário