quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

1 Crônicas 15:25-29 e 16:1-6

1 Crônicas 15:25-29

25 Sucedeu, pois, que Davi e os anciãos de Israel, e os capitães dos milhares, foram, com alegria, para fazer subir a arca da aliança do Senhor, da casa de Obede-Edom.
26 E sucedeu que, ajudando Deus os levitas que levavam a arca da aliança do Senhor, sacrificaram sete novilhos e sete carneiros.
27 E Davi ia vestido de um manto de linho fino, como também todos os levitas que levavam a arca, e os cantores, e Quenanias, mestre dos cantores; também Davi levava sobre si um éfode de linho,
28 E todo o Israel fez subir a arca da aliança do Senhor, com júbilo, e ao som de buzinas, e de trombetas, e de címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas.
29 E sucedeu que, chegando a arca da aliança do Senhor à cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, olhou de uma janela, e, vendo a Davi dançar e tocar, o desprezou no seu coração.


1 Crônicas 16:1-6

1 TROUXERAM, pois, a arca de Deus, e a puseram no meio da tenda que Davi lhe tinha armado; e ofereceram holocaustos e sacrifícios pacíficos perante Deus.
2 E, acabando Davi de oferecer os holocaustos e sacrifícios pacíficos, abençoou o povo em nome do Senhor.
3 E repartiu a todos em Israel, tanto a homens como a mulheres, a cada um, um pão, e um bom pedaço de carne, e um frasco de vinho.
4 E pôs alguns dos levitas por ministros perante a arca do Senhor; isto para recordarem, e louvarem, e celebrarem ao Senhor Deus de Israel.
5 Era Asafe, o chefe, e Zacarias o segundo depois dele; Jeiel, e Semiramote, e Jeiel, e Matitias, e Eliabe, e Benaia, e Obede-Edom, e Jeiel, com alaúdes e com harpas; e Asafe se fazia ouvir com címbalos;
6 Também Benaia, e Jaaziel, os sacerdotes, continuamente tocavam trombetas, perante a arca da aliança de Deus.


1 Crônicas 15:25-29 e 16:1-6
Os versículos 24 e 25 do Salmo 68 aludem à festa que está acontecendo diante de nossos olhos aqui: “Viu-se, ó Deus, o teu cortejo, o cortejo do meu Deus, do meu Rei, no santuário (o cortejo do Filho de Deus representado pela arca)… Os cantores iam adiante, atrás, os tocadores de instrumentos de cordas”. Porém, é mais precisamente no Salmo 132 que podemos entrar na mente de Davi nessa ocasião solene. A entrada da arca em seu descanso estava inteiramente de acordo com o mais profundo desejo do coração do rei (Salmo 132; 3-5, 8).

Que possamos maravilhar-nos ao pensar no descanso celestial no qual o Senhor Jesus entrou. Ao contemplar a cena deste capítulo, note quão além vão as promessas divinas do belo Salmo 132: “Vestirei de salvação os seus sacerdotes, e de júbilo exultarão os seus fiéis” (132:16; compare com 1 Crônicas 15:17, 28). “Abençoarei com abundância o seu mantimento e de pão fartarei os seus pobres” (16:3 e Salmo 132:15).

Cada redimido do Senhor é chamado para expressar sua alegria e louvor agora mesmo, sem esperar pelo tempo do descanso celestial. Nesse mundo possuímos um centro de reunião: Cristo. Estamos aqui para ministrar, recordar, agradecer e louvar (v. 4) tanto ao Pai quanto ao Filho.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário