terça-feira, 1 de dezembro de 2009

1 Crônicas 13:1-14

1 Crônicas 13:1-14

1 E DAVI tomou conselho com os capitães dos milhares, e das centenas, e com todos os líderes.
2 E disse Davi a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece, e se isto vem do Senhor nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmãos em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas nas suas cidades e nos seus arrabaldes, para que se reúnam conosco;
3 E tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque não a buscamos nos dias de Saul.
4 Então disse toda a congregação que se fizesse assim; porque este negócio pareceu reto aos olhos de todo o povo.
5 Convocou, pois, Davi a todo o Israel desde Sior do Egito até chegar a Hamate; para trazer a arca de Deus de Quiriate-Jearim.
6 E então Davi com todo o Israel subiu a Baalá de Quiriate-Jearim, que está em Judá, para fazer subir dali a arca de Deus, o Senhor que habita entre os querubins, sobre a qual é invocado o seu nome.
7 E levaram a arca de Deus, da casa de Abinadabe, sobre um carro novo; e Uzá e Aiô guiavam o carro.
8 E Davi e todo o Israel, alegraram-se perante Deus com todas as suas forças; com cânticos, e com harpas, e com saltérios, e com tamborins, e com címbalos, e com trombetas.
9 E, chegando à eira de Quidom, estendeu Uzá a sua mão, para segurar a arca, porque os bois tropeçavam.
10 Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca; e morreu ali perante Deus.
11 E Davi se encheu de tristeza porque o Senhor havia aberto brecha em Uzá; pelo que chamou aquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje.
12 E aquele dia temeu Davi a Deus, dizendo: Como trarei a mim a arca de Deus?
13 Por isso Davi não trouxe a arca a si, à cidade de Davi; porém a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.
14 Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha.


1 Crônicas 13:1-14
Um maravilhoso desejo nasce no coração do novo rei: restaurar a arca ao seu lugar de honra em Israel e envolver todo o povo nesse evento. Tudo parece encaminhar-se da melhor maneira possível. A alegria é unânime. Infelizmente, um único (mas importantíssimo) detalhe foi ignorado, e isso foi o suficiente para matar Uzá, com grande consternação para todos. Em resultado dessa desgraça repentina, a alegria no coração do rei se transformou em um sentimento de temor, e o desgosto tomou o lugar das ações de graças.

A Palavra declara que os levitas deveriam carregar a arca sobre os ombros, e isso não foi feito. Talvez por total ignorância! Eles fizeram o melhor que podiam porque não sabiam agir devidamente. Mas não faz diferença, o rei – que possuía a cópia do livro da Lei – e também os levitas – responsáveis por ensiná-la – deveriam conhecer o mandamento acerca desse assunto (Deuteronômio 17:18; 31:12). Ambos eram indesculpáveis. Nós, que temos a Bíblia em nossas mãos, somos responsáveis por andar e servir ao Senhor de acordo com o ensino que ela contém.

A arca é levada à casa de Obede-Edom e permanece na casa daquele homem por três meses.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário