sábado, 14 de novembro de 2009

2 Reis 23:12-23

2 Reis 23:12-23

12 Também o rei derrubou os altares que estavam sobre o terraço do cenáculo de Acaz, os quais os reis de Judá tinham feito, como também o rei derrubou os altares que fizera Manassés nos dois átrios da casa do Senhor; e esmiuçados os tirou dali e lançou o pó deles no ribeiro de Cedrom.
13 O rei profanou também os altos que estavam defronte de Jerusalém, à mão direita do monte de Masite, os quais edificara Salomão, rei de Israel, a Astarote, a abominação dos sidônios, e a Quemós, a abominação dos moabitas, e a Milcom, a abominação dos filhos de Amom.
14 Semelhantemente quebrou as estátuas, cortou os bosques e encheu o seu lugar com ossos de homens.
15 E também o altar que estava em Betel, e o alto que fez Jeroboão, filho de Nebate, com que tinha feito Israel pecar, esse altar derrubou juntamente com o alto; queimando o alto, em pó o esmiuçou, e queimou o ídolo do bosque.
16 E, virando-se Josias, viu as sepulturas que estavam ali no monte; e mandou tirar os ossos das sepulturas, e os queimou sobre aquele altar, e assim o profanou, conforme a palavra do Senhor, que profetizara o homem de Deus, quando anunciou estas palavras.
17 Então disse: Que é este monumento que vejo? E os homens da cidade lhe disseram: É a sepultura do homem de Deus que veio de Judá, e anunciou estas coisas que fizeste contra este altar de Betel.
18 E disse: Deixai-o estar; ninguém mexa nos seus ossos. Assim deixaram estar os seus ossos com os ossos do profeta que viera de Samaria.
19 Demais disto também Josias tirou todas as casas dos altos que havia nas cidades de Samaria, e que os reis de Israel tinham feito para provocarem à ira o Senhor; e lhes fez conforme todos os atos que tinha feito em Betel.
20 E sacrificou todos os sacerdotes dos altos, que havia ali, sobre os altares, e queimou ossos humanos sobre eles; depois voltou a Jerusalém.
21 O rei deu ordem a todo o povo, dizendo: Celebrai a páscoa ao Senhor vosso Deus, como está escrito no livro da aliança.
22 Porque nunca se celebrou tal páscoa como esta desde os dias dos juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos reis de Judá.
23 Porém no ano décimo oitavo do rei Josias esta páscoa se celebrou ao Senhor em Jerusalém.


2 Reis 23:12-23
Josias persevera em sua obra de purificação. E aqui, em meio aos túmulos dos sacerdotes ímpios, ele percebe outro túmulo. Era do homem de Deus que predisse os eventos que agora estavam ocorrendo. Ossos estavam enterrados ali, próximos uns dos outros, mas o destino eterno dos donos deles diferia. Em Sua vinda, o Senhor irá separar e ressuscitar dentre os mortos os corpos dos crentes que “dormem” (1 Tessalonicenses 4:13). Os outros serão deixados para a ressurreição da condenação.

Josias entendeu que, antes de celebrar a páscoa de maneira digna, toda a corrupção tinha de ser retirada da terra. Não há comunhão entre a adoração ao Deus santo e qualquer coisa associada aos ídolos (2 Coríntios 6:16-17). Se deseja ser chamado pelo Nome de Cristo, o crente é intimado a se separar da iniqüidade e a se purificar dos “vasos de desonra” (2 Timóteo 2:19). Pode ser doloroso se separar, se refrear, se purificar, e não há duvida de que isso resultará em acusações de orgulho e radicalismo. Mas é isso o que Deus requer de nós antes que façamos algum serviço para Ele. Note qual foi a maravilhosa conseqüência para Josias e o povo: “Nunca se celebrou tal páscoa como esta desde os dias dos juízes” (v. 22).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário