domingo, 8 de novembro de 2009

2 Reis 20:12-21

2 Reis 20:12-21

12 Naquele tempo enviou Berodaque-Baladã, filho de Baladã, rei de Babilônia, cartas e um presente a Ezequias; porque ouvira que Ezequias tinha estado doente.
13 E Ezequias lhes deu ouvidos; e lhes mostrou toda a casa de seu tesouro, a prata, o ouro, as especiarias e os melhores ungüentos, e a sua casa de armas, e tudo quanto se achou nos seus tesouros; coisa nenhuma houve que não lhes mostrasse, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio.
14 Então o profeta Isaías veio ao rei Ezequias, e lhe disse: Que disseram aqueles homens, e de onde vieram a ti? Disse Ezequias: Vieram de um país muito remoto, de Babilônia.
15 E disse ele: Que viram em tua casa? E disse Ezequias: Tudo quanto há em minha casa viram; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu não lhes mostrasse.
16 Então disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do Senhor.
17 Eis que vêm dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado a Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o Senhor.
18 E ainda até de teus filhos, que procederem de ti, e que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no paço do rei da Babilônia.
19 Então disse Ezequias a Isaías: Boa é a palavra do Senhor que disseste. Disse mais: E não haverá, pois, em meus dias paz e verdade?
20 Ora, o mais dos atos de Ezequias, e todo o seu poder, e como fez a piscina e o aqueduto, e como fez vir a água à cidade, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá?
21 E Ezequias dormiu com seus pais; e Manassés, seu filho, reinou em seu lugar.


2 Reis 20:12-21
Tendo vencido duas provações, o pobre Ezequias sucumbe ao terceiro – exatamente pelo fato de este não ter a aparência de provação! O que poderia ser mais lisonjeiro do que importantes mensageiros do rei da Babilônia? Eles vieram com cartas e presentes para Ezequias. Que pena que ele não apresentou esta carta diante de Deus! Quanto aos presentes, ele se sentiu constrangido e como que obrigado a agradar esses estrangeiros. Quão perigosas para o cristão são essas cortesias do mundo! Elas freqüentemente encontram eco na vaidade de nosso coração! Essa não era uma oportunidade de Ezequias falar com tais homens sobre a bondade e o poder do Senhor que por duas vezes o livrou? Não era uma oportunidade de levá-los a conhecer a casa do seu Deus? Em vez disso, ele lhes mostrou sua própria casa e seu arsenal – que tinha sido totalmente inútil contra Senaqueribe -, e seus tesouros, dos quais o Senhor agora dizia que nada seria deixado. “Que viram em tua casa?”. Uma pergunta séria! O que os visitantes vêem em nossa casa; sobre o que conversamos com eles? É sobre tesouros de que nos orgulhamos, mas que perecerão? Ou é sobre Ele, o Dono e Senhor de tudo o que existe no mundo?

Ezequias admitiu que merecia o julgamento. E depois disso, a vida do fiel rei chega ao fim.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário