quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Atos 28.17-31

Atos 28.17-31
17 Três dias depois, ele convocou os principais dos judeus e, quando se reuniram, lhes disse: Varões irmãos, nada havendo feito contra o povo ou contra os costumes paternos, contudo, vim preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos;
18 os quais, havendo-me interrogado, quiseram soltar-me sob a preliminar de não haver em mim nenhum crime passível de morte.
19 Diante da oposição dos judeus, senti-me compelido a apelar para César, não tendo eu, porém, nada de que acusar minha nação.
20 Foi por isto que vos chamei para vos ver e falar; porque é pela esperança de Israel que estou preso com esta cadeia.
21 Então, eles lhe disseram: Nós não recebemos da Judéia nenhuma carta que te dissesse respeito; também não veio qualquer dos irmãos que nos anunciasse ou dissesse de ti mal algum.
22 Contudo, gostaríamos de ouvir o que pensas; porque, na verdade, é corrente a respeito desta seita que, por toda parte, é ela impugnada.
23 Havendo-lhe eles marcado um dia, vieram em grande número ao encontro de Paulo na sua própria residência. Então, desde a manhã até à tarde, lhes fez uma exposição em testemunho do reino de Deus, procurando persuadi-los a respeito de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas.
24 Houve alguns que ficaram persuadidos pelo que ele dizia; outros, porém, continuaram incrédulos.
25 E, havendo discordância entre eles, despediram-se, dizendo Paulo estas palavras: Bem falou o Espírito Santo a vossos pais, por intermédio do profeta Isaías, quando disse:
26 Vai a este povo e dize-lhe: De ouvido, ouvireis e não entendereis; vendo, vereis e não percebereis.
27 Porquanto o coração deste povo se tornou endurecido; com os ouvidos ouviram tardiamente e fecharam os olhos, para que jamais vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, para que não entendam com o coração, e se convertam, e por mim sejam curados.
28 Tomai, pois, conhecimento de que esta salvação de Deus foi enviada aos gentios. E eles a ouvirão.
29 Ditas estas palavras, partiram os judeus, tendo entre si grande contenda.
30 Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam,
31 pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo.

Atos 28:17-31

Tão logo chega a Roma, Paulo convoca os principais dos judeus. Ele lhes explica as circunstâncias da sua prisão. E sem nenhum sentimento de rancor por aquele povo que tanto o fez sofrer, Paulo lhes dá novamente, e como sempre, o primeiro lugar na pregação do Evangelho. Incansavelmente, desde a manhã até a noite, ele lhes expõe a verdade (vv. 25 e 29; Hebreus 10:38-39).

Paulo permanece dois anos prisioneiro em Roma. Contudo, mais tarde declara que as situações pelas quais passou contribuíram para o progresso do evangelho (Filipenses 1:12-14). Foi durante seu cativeiro que ele escreveu muitas epístolas, entre elas as epístolas aos efésios, aos filipenses e aos colossenses. Nós não as teríamos se ele houvesse tido liberdade para visitá-los. Além disso, essas epístolas nos permitem conhecer um pouco da vida do grande apóstolo.

A partir daqui, a narrativa é interrompida, e o livro de Atos permanece inconcluso. Isso nos mostra que a obra do Espírito Santo não está terminada! A obra continuará no coração de cada crente, enquanto a Igreja do Senhor estiver na terra.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário