sábado, 17 de outubro de 2009

2 Reis 7:9-20

2 Reis 7:9-20

9 Então disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas novas, e nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, algum mal nos sobrevirá; por isso agora vamos, e o anunciaremos à casa do rei.
10 Vieram, pois, e bradaram aos porteiros da cidade, e lhes anunciaram, dizendo: Fomos ao arraial dos sírios e eis que lá não havia ninguém, nem voz de homem, porém só cavalos atados, jumentos atados, e as tendas como estavam.
11 E chamaram os porteiros, e o anunciaram dentro da casa do rei.
12 E o rei se levantou de noite, e disse a seus servos: Agora vos farei saber o que é que os sírios nos fizeram; bem sabem eles que esfaimados estamos, pelo que saíram do arraial, a esconder-se pelo campo, dizendo: Quando saírem da cidade, então os tomaremos vivos, e entraremos na cidade.
13 Então um dos seus servos respondeu e disse: Tomem-se, pois, cinco dos cavalos que restam aqui dentro (eis que são como toda a multidão dos israelitas que ficaram aqui; e eis que são como toda a multidão dos israelitas que já pereceram) e enviemo-los, e vejamos.
14 Tomaram, pois, dois cavalos de carro; e o rei os enviou com mensageiros após o exército dos sírios, dizendo: Ide, e vede.
15 E foram após eles até ao Jordão, e eis que todo o caminho estava cheio de roupas e de aviamentos que os sírios, apressando-se, lançaram fora; e voltaram os mensageiros e o anunciaram ao rei.
16 Então saiu o povo, e saqueou o arraial dos sírios; e havia uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, conforme a palavra do Senhor.
17 E pusera o rei à porta o senhor em cuja mão se encostava; e o povo o atropelou na porta, e morreu, como falara o homem de Deus, o que falou quando o rei descera a ele.
18 Porque assim sucedeu como o homem de Deus falara ao rei dizendo: Amanhã, quase a este tempo, haverá duas medidas de cevada por um siclo, e uma medida de farinha por um siclo, à porta de Samaria.
19 E aquele senhor respondeu ao homem de Deus, e disse: Eis que ainda que o Senhor fizesse janelas no céu poderia isso suceder? E ele disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém dali não comerás.
20 E assim lhe sucedeu, porque o povo o atropelou à porta, e morreu.


2 Reis 7:9-20
“Este dia é dia de boas-novas” (v. 9). Se conhecemos as boas novas do evangelho, não sejamos egoístas mantendo-as para nós mesmos. Apressemo-nos a espalhar a jubilosa mensagem para aqueles que ainda estão em angústia e não sabem nada sobre os meios divinos de libertação. “Eis, agora, o dia da salvação” (2 Coríntios 6:2). Não seríamos culpados se nos calássemos (Ezequiel 33:6)? A consciência dos quatro leprosos não os deixou em paz. E, sem esperar pela manhã, eles se apressaram em contar a novidade aos porteiros da cidade. Mas o rei e seus servos discutiram e analisaram as possíveis explicações antes de aceitar a simples e maravilhosa notícia: esse era livramento que o profeta já havia anunciado – e veio do Senhor. “Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!” (Lucas 24:25). A salvação estava na porta. Mas o julgamento também estava lá para o incrédulo capitão. Somente ele não provou o espólio. A Palavra de Deus foi cumprida literalmente. E sempre será!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário