sexta-feira, 2 de outubro de 2009

2 Reis 1:1-10

2 Reis 1:1-10

1 E DEPOIS da morte de Acabe, Moabe se rebelou contra Israel.
2 E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu; e enviou mensageiros, e disse-lhes: Ide, e perguntai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença.
3 Mas o anjo do Senhor disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom?
4 E por isso assim diz o Senhor: Da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. Então Elias partiu.
5 E os mensageiros voltaram para ele; e ele lhes disse: Que há, que voltastes?
6 E eles lhe disseram: Um homem saiu ao nosso encontro, e nos disse: Ide, voltai para o rei que vos mandou, e dizei-lhe: Assim diz o Senhor: Porventura não há Deus em Israel, para que mandes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Portanto da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás.
7 E ele lhes disse: Qual era a aparência do homem que veio ao vosso encontro e vos falou estas palavras?
8 E eles lhe disseram: Era um homem peludo, e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita.
9 Então o rei lhe enviou um capitão de cinquenta com seus cinquenta; e, subindo a ele (porque eis que estava assentado no cume do monte), disse-lhe: Homem de Deus, o rei diz: Desce.
10 Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cinqüenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinqüenta.


2 Reis 1:1-10
Desde o começo deste livro vemos o ímpio Acazias mergulhando ainda mais na idolatria. Tendo ficado doente, ele envia mensageiros para consultar Baal-Zebube (senhor das moscas ou da contaminação). Esse é um ato ainda mais sinistro porque, por trás do ídolo, está Satanás, que procura ardentemente ser adorado e a quem os judeus chamariam de Belzebu, o príncipe dos demônios (Mateus 12:24)! O fim do rei é decretado pelo Senhor, e Elias tem a responsabilidade de transmitir-lhe a mensagem, como havia feito antes com Acabe, pai de Acazias. Ao ouvir a palavra divina, Acabe demonstrou ainda certa humildade, mas Acazias só pensa em capturar o profeta, com violência se necessário. Isso nos faz lembrar dos atos criminosos de outro rei ímpio, Herodes, contra João Batista (a quem a Palavra de Deus sempre conecta com Elias – observe a roupa que usavam: v. 8 e Marcos 1:6). Essa notória rebelião contra o Senhor traz um castigo imediato e solene.

Acazias supera seu pai no praticar o mal. Ele tinha diante de si apenas os tristes exemplos de seus pais, Acabe e Jezabel. Porém, o que dizer dos jovens que foram criados por pais piedosos e mesmo assim seguiram após os ídolos deste mundo?

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário