sexta-feira, 23 de outubro de 2009

2 Reis 10:28-36

2 Reis 10:28-36

28 E assim Jeú destruiu a Baal de Israel.
29 Porém não se apartou Jeú de seguir os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fez pecar a Israel, a saber: dos bezerros de ouro, que estavam em Betel e em Dã.
30 Por isso disse o Senhor a Jeú: Porquanto bem agiste em fazer o que é reto aos meus olhos e, conforme tudo quanto eu tinha no meu coração, fizeste à casa de Acabe, teus filhos, até à quarta geração, se assentarão no trono de Israel.
31 Mas Jeú não teve cuidado de andar com todo o seu coração na lei do Senhor Deus de Israel, nem se apartou dos pecados de Jeroboão, com que fez pecar a Israel.
32 Naqueles dias começou o Senhor a diminuir os termos de Israel; porque Hazael os feriu em todas as fronteiras de Israel.
33 Desde o Jordão até ao nascente do sol, a toda a terra de Gileade; os gaditas, os rubenitas e os manassitas, desde Aroer, que está junto ao ribeiro de Arnom, a saber, Gileade e Basã.
34 Ora o mais dos atos de Jeú, tudo quanto fez e todo o seu poder, porventura não está escrito no livro das crônicas de Israel?
35 E Jeú dormiu com seus pais, e o sepultaram em Samaria; e Jeoacaz, seu filho, reinou em seu lugar.
36 E os dias que Jeú reinou sobre Israel, em Samaria, foram vinte e oito anos.
2 Reis 11:1-3

1 VENDO, pois, Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se, e destruiu toda a descendência real.
2 Mas Jeoseba, filha do rei Jorão, irmã de Acazias, tomou a Joás, filho de Acazias, furtando-o dentre os filhos do rei, aos quais matavam, e o pôs, a ele e à sua ama na recâmara, e o escondeu de Atalia, e assim não o mataram.
3 E esteve com ela escondido na casa do Senhor seis anos; e Atalia reinava sobre o país.


2 Reis 10:28-36; 11:1-3
Jeú, como executor da vingança do Senhor, se assemelha ao Rei, o Valente (Cristo), ao qual o Salmo 45 é dirigido: “Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros” (v. 7; 9:6). “E nessa majestade cavalga prosperamente’ (v. 4; 9:16). “A tua destra te ensinará proezas. As tuas setas são agudas, penetram o coração dos inimigos do Rei” (vv. 4-5; 9:24). E, como conseqüência, o trono Lhe foi entregue, não por um período limitado de tempo (por quatro gerações, no caso de Jeú – v. 30), mas “para todo o sempre” (Salmo 45:6).

Infelizmente, o versículo 31 enfatiza um contraste e nos ensina uma severa lição: é possível demonstrar grande zelo por Deus, fazer coisas espetaculares que têm a aparência de atos de fé, e com tudo isso estar buscando tão-somente os próprios interesses.

O capítulo 11 nos leva ao reino de Judá, onde vemos a abominável Atalia, legítima filha de Acabe e Jezabel, assassinando seus próprios descendentes masculinos a fim de garantir para si mesma a coroa.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário