quinta-feira, 22 de outubro de 2009

2 Reis 10:12-27

2 Reis 10:12-27

12 Então se levantou e partiu, e foi a Samaria. E, estando no caminho, em Bete-Equede dos pastores,
13 Jeú achou os irmãos de Acazias, rei de Judá, e disse: Quem sois vós? E eles disseram: Os irmãos de Acazias somos; e descemos a saudar os filhos do rei e os filhos da rainha.
14 Então disse ele: Apanhai-os vivos. E eles os apanharam vivos, e os mataram junto ao poço de Bete-Equede, quarenta e dois homens; e a nenhum deles deixou ficar.
15 E, partindo dali, encontrou a Jonadabe, filho de Recabe, que lhe vinha ao encontro, o qual saudou e lhe disse: Reto é o teu coração para comigo, como o meu o é para contigo? E disse Jonadabe: É. Então, se é, dá-me a mão. E deu-lhe a mão, e Jeú fê-lo subir consigo ao carro.
16 E disse: Vai comigo, e verás o meu zelo para com o Senhor. E o puseram no seu carro.
17 E, chegando a Samaria, feriu a todos os que ficaram de Acabe em Samaria, até que os destruiu, conforme a palavra que o Senhor dissera a Elias.
18 E ajuntou Jeú a todo o povo, e disse-lhe: Pouco serviu Acabe a Baal; Jeú, porém, muito o servirá.
19 Por isso chamai-me agora todos os profetas de Baal, todos os seus servos e todos os seus sacerdotes; não falte nenhum, porque tenho um grande sacrifício a Baal; todo aquele que faltar não viverá. Porém Jeú fazia isto com astúcia, para destruir os servos de Baal.
20 Disse mais Jeú: Consagrai a Baal uma assembléia solene. E a apregoaram.
21 Também Jeú enviou por todo o Israel; e vieram todos os servos de Baal, e nenhum homem deles ficou que não viesse; e entraram na casa de Baal, e encheu-se a casa de Baal, de um lado ao outro.
22 Então disse ao que tinha cargo das vestimentas: Tira as vestimentas para todos os servos de Baal. E ele lhes tirou para fora as vestimentas.
23 E entrou Jeú com Jonadabe, filho de Recabe, na casa de Baal, e disse aos servos de Baal: Examinai, e vede bem, que porventura nenhum dos servos do Senhor aqui haja convosco, senão somente os servos de Baal.
24 E, entrando eles a fazerem sacrifícios e holocaustos, Jeú preparou da parte de fora oitenta homens, e disse-lhes: Se escapar algum dos homens que eu entregar em vossas mãos, a vossa vida será pela vida dele.
25 E sucedeu que, acabando de fazer o holocausto, disse Jeú aos da sua guarda e aos capitães: Entrai, feri-os, não escape nenhum. E os feriram ao fio da espada; e os da guarda e os capitães os lançaram fora, e entraram no mais interior da casa de Baal.
26 E tiraram as estátuas da casa de Baal, e as queimaram.
27 Também quebraram a estátua de Baal; e derrubaram a casa de Baal, e fizeram dela latrinas, até ao dia de hoje.


2 Reis 10:12-27
Continuando sua missão de vingança, Jeú encontra um grupo de jovens alegres que caminhavam despreocupados. Eram quarenta e dois irmãos (ou primos) de Acazias. Sem suspeitar do que acontecera, eles voltavam de uma visita aos ilustres jovens da outra família real… precisamente os setenta homens cujas cabeças agora estavam agrupadas em dois montões no portão de Jezreel! E os quarenta e dois iriam novamente encontrar os setenta… na morte! Quão grande é o número de jovens que só pensam em desfrutar a vida, esquecendo que a morte lhes pode surpreender sem que estejam preparados (Eclesiastes 11:9). De fato, quantos deles morreram repentinamente, talvez por acidentes de carro, quando se dirigiam para algum lugar de diversão!

Outro interessante encontro foi o de Jeú com Jonadabe, filho de Recabe. Ele era um homem fiel. O capítulo 35 de Jeremias conta a história dessa família. Jeú se vangloria do próprio zelo e convida Jonadabe para assistir ao massacre dos sacerdotes de Baal. Porém o ardil que ele planeja para realizar isso não se compara à cena no Carmelo, que resultou na conversão do coração do povo ao Senhor (1 Reis 18).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário