segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Atos 16.1-15

Atos 16.1-15
1 Chegou também a Derbe e a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego;
2 dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio.
3 Quis Paulo que ele fosse em sua companhia e, por isso, circuncidou -o por causa dos judeus daqueles lugares; pois todos sabiam que seu pai era grego.
4 Ao passar pelas cidades, entregavam aos irmãos, para que as observassem, as decisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros de Jerusalém.
5 Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número.
6 E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia,
7 defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.
8 E, tendo contornado Mísia, desceram a Trôade.
9 À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos.
10 Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho.
11 Tendo, pois, navegado de Trôade, seguimos em direitura a Samotrácia, no dia seguinte, a Neápolis
12 e dali, a Filipos, cidade da Macedônia, primeira do distrito e colônia. Nesta cidade, permanecemos alguns dias.
13 No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido.
14 Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia.
15 Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso.


Atos 16:1-15

Paulo está novamente em Derbe e Listra, onde, por ocasião de sua primeira visita, tinham-se formado algumas igrejas. Aqui nos é apresentado o jovem Timóteo, cujo nome significa "honrado por Deus". Ele havia sido instruído no conhecimento das Sagradas Escrituras por uma mãe e uma avó piedosas (2 Timóteo 1:5 e 3:15). Essa foi uma boa preparação para o serviço que daqui em diante ele haveria de cumprir juntamente com o apóstolo, 'como um filho servindo ao pai' (Filipenses 2:22).

A partir do versículo 10, a formulação da sentença com "nós" (oculto) revela que o escritor desse livro, Lucas, passou a estar com eles também (com Paulo e Silas). Olhando o mapa, percebe-se que primeiro quiseram ir para a esquerda, para a província da Ásia (a região de Éfeso), depois para a direita, até a Bitínia. Mas o apóstolo e seus companheiros foram chamados pelo Espírito a seguir rumo reto, à frente, para a Macedônia, do outro lado do mar Egeu. Ao servo obediente convém cuidar-se para não forçar portas fechadas, ao contrário, deve esperar por orientação de cima.

Assim, Filipos é a primeira cidade da Europa a ouvir o evangelho, e a primeira conversão mencionada é a de Lídia. O Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta à mensagem. Peçamos ao Senhor que também abra o nosso coração e nos guarde de todas as distrações cada vez que ouvirmos a Sua Palavra.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário