quarta-feira, 16 de setembro de 2009

1 Reis 15:25-34 e 16:1-7

1 Reis 15:25-34

25 E Nadabe, filho de Jeroboão, começou a reinar sobre Israel no ano segundo de Asa, rei de Judá; e reinou sobre Israel dois anos.
26 E fez o que era mau aos olhos do Senhor; e andou nos caminhos de seu pai, e no seu pecado com que seu pai fizera pecar a Israel.
27 E conspirou contra ele Baasa, filho de Aías, da casa de Issacar, e feriu-o Baasa em Gibetom, que era dos filisteus, quando Nadabe e todo o Israel cercavam a Gibetom.
28 E matou-o, pois, Baasa no ano terceiro de Asa, rei de Judá, e reinou em seu lugar.
29 Sucedeu que, reinando ele, feriu a toda a casa de Jeroboão; nada de Jeroboão deixou que tivesse fôlego, até o destruir, conforme à palavra do Senhor que dissera pelo ministério de seu servo Aías, o silonita.
30 Por causa dos pecados que Jeroboão cometera, e fez pecar a Israel, e por causa da provocação com que irritara ao Senhor Deus de Israel.
31 Quanto ao mais dos atos de Nadabe, e a tudo quanto fez, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel?
32 E houve guerra entre Asa e Baasa, rei de Israel, todos os seus dias.
33 No ano terceiro de Asa, rei de Judá, Baasa, filho de Aías, começou a reinar sobre todo o Israel em Tirza, e reinou vinte e quatro anos.
34 E fez o que era mau aos olhos do Senhor; e andou no caminho de Jeroboão, e no pecado com que ele tinha feito Israel pecar.


1 Reis 16:1-7

1 ENTÃO veio a palavra do Senhor a Jeú, filho de Hanani, contra Baasa, dizendo:
2 Porquanto te levantei do pó, e te pus por príncipe sobre o meu povo Israel, e tu tens andado no caminho de Jeroboão, e tens feito pecar a meu povo Israel, irritando-me com os seus pecados,
3 Eis que tirarei os descendentes de Baasa, e os descendentes da sua casa, e farei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate.
4 Quem morrer dos de Baasa, na cidade, os cães o comerão; e o que dele morrer no campo, as aves do céu o comerão.
5 Quanto ao mais dos atos de Baasa, e ao que fez, e ao seu poder, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel?
6 E Baasa dormiu com seus pais, e foi sepultado em Tirza; e Elá, seu filho, reinou em seu lugar.
7 Assim veio também a palavra do Senhor, pelo ministério do profeta Jeú, filho de Hanani, contra Baasa e contra a sua casa; e isso por todo o mal que fizera aos olhos do Senhor, irritando-o com a obra de suas mãos, para ser como a casa de Jeroboão; e porque o havia ferido.


1 Reis 15:25-34 e 16:1-7
Enquanto Asa está reinando em Judá, nossa leitura de hoje nos leva quarenta anos de volta no tempo para considerar o reino de Israel. Em contraste com este último rei, Nadabe, o filho de Jeroboão, andou durante seu curto reinado “nos caminhos de seu pai e no pecado com que seu pai fizera pecar a Israel” (v. 26). Esse pecado consistia na falsa religião instituída por Jeroboão para impedir o povo de adorar no lugar escolhido pelo Senhor (Deuteronômio 12:5-6). Na cristandade existe, assim como em Israel, um grande número de pessoas que, embora pertençam ao povo de Deus, têm sido desviadas do único centro: o Senhor Jesus. Elas aprenderam várias formas religiosas que não estão em concordância com a Palavra de Deus.

Nadabe, com toda a família de Jeroboão, sofre o terrível destino prenunciado por Aias. Baasa, porém, que cumpre a sentença e sucede Nadabe, também continuou no caminho do pecado de Jeroboão. O mesmo caminho conduz ao mesmo destino! O Senhor falou pela boca do profeta Jeú, que corajosamente se apresenta diante do ímpio rei com uma mensagem séria. Nós mesmos não fomos levantados do pó e constituídos príncipes e princesas (v. 2; 1 Samuel 2:8)? Por essa razão, temos de examinar cuidadosamente o caminho que estamos trilhando e discernir para onde ele conduz (Provérbios 16:25).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário