terça-feira, 8 de setembro de 2009

1 Reis 12:1-15

1 Reis 12:1-15
1 E FOI Roboão para Siquém; porque todo o Israel se reuniu em Siquém, para o fazerem rei.
2 Sucedeu que, Jeroboão, filho de Nebate, achando-se ainda no Egito, para onde fugira de diante do rei Salomão, voltou do Egito,
3 Porque mandaram chamá-lo; veio, pois, Jeroboão e toda a congregação de Israel, e falaram a Roboão, dizendo:
4 Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.
5 E ele lhes disse: Ide-vos até ao terceiro dia, e então voltai a mim. E o povo se foi.
6 E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estiveram na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo?
7 E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.
8 Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe tinham dado, e teve conselho com os jovens que haviam crescido com ele, que estavam diante dele.
9 E disse-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo, que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs?
10 E os jovens que haviam crescido com ele lhe falaram: Assim dirás a este povo que te falou: Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.
11 Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.
12 Veio, pois, Jeroboão e todo o povo, ao terceiro dia, a Roboão, como o rei havia ordenado, dizendo: Voltai a mim ao terceiro dia.
13 E o rei respondeu ao povo duramente; porque deixara o conselho que os anciãos lhe haviam dado.
14 E lhe falou conforme ao conselho dos jovens, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.
15 O rei, pois, não deu ouvidos ao povo; porque esta revolta vinha do Senhor, para confirmar a palavra que o Senhor tinha falado pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate.


1 Reis 12:1-15
Roboão sucedeu o pai. Salomão certa vez perguntou: “Também aborreci todo o meu trabalho… visto que o seu ganho eu havia de deixar a quem viesse depois de mim. E quem pode dizer se será sábio ou estulto?” (Eclesiastes 2:18-19). Três dias foram suficientes para o pobre Roboão dar a resposta. O filho do homem mais sábio do mundo não tinha sabedoria. Não o vemos pedir ao Senhor um coração entendido, como fez o pai. Em sua juventude, na idade em que normalmente as pessoas estão aprendendo, ele não tirou nenhum proveito da sabedoria contida no livro de Provérbios, escrito por Salomão. É assim que esse livro começa: “Filho meu, ouve o ensino de teu pai” (Provérbios 1:8). O resultado foi que, aos quarenta anos de idade, no tempo de assumir responsabilidades, lhe faltava experiência, bom senso e, acima de tudo, humildade. Ele desprezou o conselho dos mais velhos, preferindo seguir o conselho imprudente dos jovens. Muitos jovens estão mais dispostos a ouvir as pessoas da mesma idade do que seus pais ou os mais velhos. Uma tendência muito perigosa! Vemos as conseqüências aqui. Mas Deus fez uso da falta de sabedoria de Roboão, e também do fracasso do povo, para cumprir o que Ele tinha determinado contra a casa de Davi.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário