quinta-feira, 20 de agosto de 2009

1 Reis 4:1-19

1 Reis 4:1-19

1 ASSIM foi Salomão rei sobre todo o Israel.
2 E estes eram os príncipes que tinha: Azarias, filho de Zadoque, sacerdote;
3 Eliorefe e Aías, filhos de Sisa, secretários; Jeosafá, filho de Ailude, cronista;
4 Benaia, filho de Joiada, sobre o exército; e Zadoque e Abiatar eram sacerdotes;
5 E Azarias, filho de Natã, sobre os provedores; e Zabude, filho de Natã, oficial-mor, amigo do rei;
6 E Aisar, mordomo; Adonirão, filho de Abda, sobre o tributo.
7 E tinha Salomão doze oficiais sobre todo o Israel, que proviam ao rei e à sua casa; e cada um tinha que abastecê-lo por um mês no ano.
8 E estes são os seus nomes: Ben-Hur, nas montanhas de Efraim;
9 Ben-Dequer em Macaz, e em Saalbim, e em Bete-Semes, e em Elom, e em Bete-Hanã;
10 Ben-Hesede em Arubote; também este tinha a Socó e a toda a terra de Hefer;
11 Ben-Abinadabe em todo o termo de Dor; tinha este a Tafate, filha de Salomão, por mulher;
12 Baaná, filho de Ailude, tinha a Taanaque, e a Megido, e a toda a Bete-Seã, que está junto a Zaretã, abaixo de Jizreel, desde Bete-Seã até Abel-Meolá, para além de Jocmeão;
13 O filho de Geber, em Ramote de Gileade; tinha este as aldeias de Jair, filho de Manassés, as quais estão em Gileade; também tinha o termo de Argobe, o qual está em Basã, sessenta grandes cidades, com muros e ferrolhos de cobre;
14 Ainadabe, filho de Ido, em Maanaim.
15 Aimaás em Naftali; também este tomou a Basemate, filha de Salomão, por mulher;
16 Baaná, filho de Husai, em Aser e em Alote;
17 Jeosafá, filho de Parua, em Issacar;
18 Simei, filho de Elá, em Benjamim:
19 Geber, filho de Uri, na terra de Gileade, a terra de Siom, rei dos amorreus, e de Ogue, rei de Basã; e só uma guarnição havia naquela terra.


1 Reis 4:1-19
O reinado de Salomão foi estabelecido firmemente sobre a base da paz e da justiça. Ele prefigura, como já vimos, o maravilhoso tempo em que não somente Israel, mas o mundo inteiro, será libertado da guerra e da injustiça. De fato, apesar de todos os esforços, apesar de todos os progressos tecnológicos e sociais, a humanidade não consegue por si mesma estabelecer a paz e a justiça, embora os homens estejam ansiando por elas. Antes que isso aconteça, Satanás terá de ser banido, e o Filho do Homem assumirá o domínio universal.

Note a perfeita ordem na administração do reino. Doze oficiais, um para cada mês do ano, se revezam na manutenção dos suprimentos para a casa do rei. Eles nos fazem lembrar daquele fiel e sábio servo que o senhor deixou encarregado de sua casa para lhe dar mantimento no tempo devido (Mateus 24:45).

O Senhor designou funções para Seus servos: pastores, mestres, profetas etc., que são responsáveis pela distribuição da comida espiritual para Seus filhos. Porém, de maneira mais geral, cada crente deve ser um mordomo fiel, lidando responsavelmente com os “talentos” que o Mestre lhe dá para Sua própria glória.



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário