sexta-feira, 17 de julho de 2009

João 9.35-41

João 9.35-41

35 Ouvindo Jesus que o tinham expulsado, encontrando -o, lhe perguntou: Crês tu no Filho do Homem?
36 Ele respondeu e disse: Quem é, Senhor, para que eu nele creia?
37 E Jesus lhe disse: Já o tens visto, e é o que fala contigo.
38 Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou.
39 Prosseguiu Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos.
40 Alguns dentre os fariseus que estavam perto dele perguntaram-lhe: Acaso, também nós somos cegos?
41 Respondeu-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, subsiste o vosso pecado.

João 10.1-16

1 Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.
2 Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas.
3 Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora.
4 Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz;
5 mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
6 Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava.
7 Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.
8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido.
9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.
10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
12 O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa.
13 O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas.
14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim,
15 assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
16 Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.

João 9:35 - 10:1-6

Foi uma boa coisa para o cego que foi curado ter sido expulso pelos fariseus. Pois, fora ele encontrar Aquele que foi rejeitado antes dele e que também havia saído do templo, conforme lemos no capítulo anterior. Agora esse homem vai poder dar um grande passo adiante na apreensão da verdade e conhecer não só o poder de Jesus, mas também a Sua Pessoa: Aquele, a quem ele antes reconhecera ser um profeta, (v. 17) é, na verdade, o Filho de Deus (v. 35-37). Muitas pessoas se contentam em saber que elas são salvas, mas são ignorantes a respeito do próprio Salvador. Talvez seja porque ainda estão presas aos sistemas religiosos e ainda não têm experimentado a presença do Senhor, ali onde Ele prometeu estar (Mateus 18:20).

Ainda que afirmem ver claramente, esses fariseus se deixam cegar pelo ódio e pelo orgulho religioso. No capítulo 8 eles rejeitaram a Palavra do Senhor; no capítulo 9 é a Sua obra que eles não querem. Por isso, Ele já não tem mais nada a ver com eles. Ele chama as Suas próprias ovelhas pelo nome, guia-as para fora e vai adiante delas. Mas, poderiam elas se equivocar e seguir a um estranho que as extraviará? Certamente que não, elas têm um meio infalível de reconhecer Aquele a quem pertencem - elas conhecem a Sua voz. A voz dEle é familiar a todos nós?

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário