sexta-feira, 10 de julho de 2009

João 7.25-36

João 7.25-36

25 Diziam alguns de Jerusalém: Não é este aquele a quem procuram matar?
26 Eis que ele fala abertamente, e nada lhe dizem. Porventura, reconhecem verdadeiramente as autoridades que este é, de fato, o Cristo?
27 Nós, todavia, sabemos donde este é; quando, porém, vier o Cristo, ninguém saberá donde ele é.
28 Jesus, pois, enquanto ensinava no templo, clamou, dizendo: Vós não somente me conheceis, mas também sabeis donde eu sou; e não vim porque eu, de mim mesmo, o quisesse, mas aquele que me enviou é verdadeiro, aquele a quem vós não conheceis.
29 Eu o conheço, porque venho da parte dele e fui por ele enviado.
30 Então, procuravam prendê-lo; mas ninguém lhe pôs a mão, porque ainda não era chegada a sua hora.
31 E, contudo, muitos de entre a multidão creram nele e diziam: Quando vier o Cristo, fará, porventura, maiores sinais do que este homem tem feito?
32 Os fariseus, ouvindo a multidão murmurar estas coisas a respeito dele, juntamente com os principais sacerdotes enviaram guardas para o prenderem.
33 Disse-lhes Jesus: Ainda por um pouco de tempo estou convosco e depois irei para junto daquele que me enviou.
34 Haveis de procurar-me e não me achareis; também aonde eu estou, vós não podeis ir.
35 Disseram, pois, os judeus uns aos outros: Para onde irá este que não o possamos achar? Irá, porventura, para a Dispersão entre os gregos, com o fim de os ensinar?
36 Que significa, de fato, o que ele diz: Haveis de procurar-me e não me achareis; também aonde eu estou, vós não podeis ir?



João 7:25-36

O versículo 25, comparado com o 20, prova a hipocrisia desses judeus. E tal como foi naquele tempo, o Senhor Jesus hoje ainda é alvo de vãs conclusões. Cada um dá o seu parecer; discute-se a opinião dos governantes. Em realidade, se a presença e as palavras do Senhor provocam tal agitação, é porque essa gente está perturbada interiormente por essa Voz que, embora não queiram admitir, sentem que é a de Deus (compare v. 28). Tratam de esquivar-se desta voz ao persuadirem-se a si mesmos de que este galileu não pode ser o Cristo porque conhecem a Sua família e o Seu lugar de origem. Jesus responde: "Vós conheceis-me" - aliás melhor do que pensam; é vossa consciência quem vos diz que sou, e vos acusa.

É muito solene ouvir o Senhor levantar a Sua voz a essa multidão (v. 28, 37; compare com Provérbios 8:1 e 9:3). Tampouco hoje, ninguém poderá dizer que não tem ouvido.

"Também onde eu estou, vós não podeis ir", declara o Senhor a todos aqueles incrédulos (v. 34). Porém os Seus, em troca, possuem a Sua promessa, infinitamente preciosa: "Voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também" (João 14:3). Querido leitor, qual dessas duas sentenças o Senhor pode dirigir a você? Onde você passará a eternidade?

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário