quarta-feira, 29 de julho de 2009

Jó 3:20; 12:9-10; 21:7

28 Julho
Por que se concede luz ao miserável e vida aos amargurados de ânimo?

Quem não entende… que está na sua mão a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda carne humana?

Por que razão vivem os ímpios, envelhecem, e ainda se esforçam em poder? (Jó 3:20; 12:9-10; 21:7).

POR QUE TANTAS PERGUNTAS?

Jó viveu há mais de três mil anos. Profundamente abalado pela perda de todos os seus filhos e seriamente doente, ele teve ainda de se submeter a um terrível debate com seus três amigos, que procuravam explicar tamanha provação. Lendo suas reflexões na Bíblia, nos surpreendemos com o número de perguntas que Jó fez sobre a justiça e a existência humana. Quantas delas ainda são aplicáveis hoje! Quer seja um simples pastor ou um profissional que trabalha com tecnologia de ponta, os homens têm pensado sobre as mesmas coisas desde a infância. Quanto mais velhos, mais refletimos sobre essas questões.

Por que fazemos tantas perguntas? Tem de haver uma razão. É claro que a humanidade não criou a si mesma. Para haver criatura tem de haver um Criador. Quem nos deu nossa inteligência e nossa sede por entendimento? Esse dom não é ao mesmo tempo uma mensagem? Pensar nisso nos enche de esperança, mas também nos torna responsáveis por buscar Aquele que nos fez.

Não nos contentemos com uma vaga esperança, pois Deus tem Se revelado claramente. Ele Se manifestou em primeiro lugar através da natureza, depois pelos profetas de Israel, depois pelos apóstolos de Cristo. Os escritos de todos eles foram compilados em um livro: a Bíblia. Ela contém a verdade sobre nós mesmos, descrevendo nosso estado de perdição. Também contém a verdade sobre Deus e proclama Sua justiça e amor. Ela responde as questões mais profundas da alma humana.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário