quinta-feira, 16 de julho de 2009

2 Samuel 7:18-29

2 Samuel 7:18-29

18 Então entrou o rei Davi, e ficou perante o Senhor, e disse: Quem sou eu, Senhor Deus, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui?
19 E ainda foi isto pouco aos teus olhos, Senhor Deus, senão que também falaste da casa de teu servo para tempos distantes; é este o procedimento dos homens, ó Senhor Deus?
20 E que mais te pode dizer ainda Davi? Pois tu conheces bem a teu servo, ó Senhor Deus.
21 Por causa da tua palavra, e segundo o teu coração, fizeste toda esta grandeza; fazendo-a saber a teu servo.
22 Portanto, grandioso és, ó Senhor Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus senão tu só, segundo tudo o que temos ouvido com os nossos ouvidos.
23 E quem há como o teu povo, como Israel, gente única na terra, a quem Deus foi resgatar para seu povo, para fazer-te nome, e para fazer-vos estas grandes e terríveis coisas à tua terra, diante do teu povo, que tu resgataste do Egito, desterrando as nações e a seus deuses?
24 E confirmaste a teu povo Israel por teu povo para sempre, e tu, Senhor, te fizeste o seu Deus.
25 Agora, pois, ó Senhor Deus, esta palavra que falaste acerca de teu servo e acerca da sua casa, confirma-a para sempre, e faze como tens falado.
26 E engrandeça-se o teu nome para sempre, para que se diga: O Senhor dos Exércitos é Deus sobre Israel; e a casa de teu servo será confirmada diante de ti.
27 Pois tu, Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, revelaste aos ouvidos de teu servo, dizendo: Edificar-te-ei uma casa. Portanto o teu servo se animou para fazer-te esta oração.
28 Agora, pois, Senhor Deus, tu és o mesmo Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens falado a teu servo este bem.
29 Sê, pois, agora servido de abençoar a casa de teu servo, para permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó Senhor Deus, o disseste; e com a tua bênção será para sempre bendita a casa de teu servo.


2 Samuel 7:18-29

Era desejo de Davi fazer algo pelo Senhor. Mas a resposta divina foi: “Eu fiz tudo por você”. Esta é uma lição que todos temos de aprender. O próprio Deus se encarregou plenamente da responsabilidade acerca da nossa salvação, do nosso descanso e do nosso futuro (v. 19). Maravilhosos desígnios aos quais não conseguimos nem sequer tocar! “Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos (Romanos 11:33)! Verdadeiramente esse não é o “costume dos homens” (v. 19)!

Então, o que resta a Davi fazer? Simplesmente agradecer a Deus. O rei se aproxima da presença divina, se ajoelha e adora, assim como os redimidos na assembléia dos santos que se reúnem em torno do Senhor, com a plena certeza de que têm o direito de estar ali para desfrutar o descanso divino. “Quem sou eu, SENHOR Deus, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui?” (v. 18). Nem Davi, um simples pastor (v. 8), nem Israel, tirado do Egito (v. 6), tinham quaisquer méritos, títulos ou dignidade para ocupar tal posição! Somente a graça trouxera Davi e seu povo até aqui (v. 18). E a oração do rei, expressão da perfeita comunhão, continua: “… quanto a esta palavra que disseste acerca de teu servo e acerca da sua casa, confirma-a para sempre e faze como falaste. Seja para sempre engrandecido o teu nome” (vv. 25-26).

O Salmo 23, em especial os versículos 5 e 6, combinam perfeitamente com este momento: “Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre”.



Que DEUS abençoe a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário