quarta-feira, 10 de junho de 2009

1 Samuel 17:17-30

1 Samuel 17:17-30

17 E disse Jessé a Davi, seu filho: Toma, peço-te, para teus irmãos um efa deste grão tostado e estes dez pães, e corre a levá-los ao arraial, a teus irmãos.
18 Porém estes dez queijos de leite leva ao capitão de mil; e visitarás a teus irmãos, a ver se vão bem; e tomarás o seu penhor.
19 E estavam Saul, e eles, e todos os homens de Israel no vale do carvalho, pelejando com os filisteus.
20 Davi então se levantou de madrugada, pela manhã, e deixou as ovelhas com um guarda, e carregou-se, e partiu, como Jessé lhe ordenara; e chegou ao lugar dos carros, quando já o exército saía em ordem de batalha, e a gritos chamavam à peleja.
21 E os israelitas e filisteus se puseram em ordem, fileira contra fileira.
22 E Davi deixou a carga que trouxera na mão do guarda da bagagem, e correu à batalha; e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem.
23 E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu.
24 Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente.
25 E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel.
26 Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?
27 E o povo lhe tornou a falar conforme àquela palavra dizendo: Assim farão ao homem que o ferir.
28 E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.
29 Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso?
30 E desviou-se dele para outro, e falou conforme àquela palavra; e o povo lhe tornou a responder conforme às primeiras palavras.


1 Samuel 17:17-30

Enviado por seu pai (como José anteriormente – Gênesis 37:13) para obter notícias sobre seus irmãos, Davi aqui é um tipo dAquele que deixou os céus para graciosamente visitar o mundo. E então ouve os insultos lançados na cara de Israel pelo campeão filisteu. Preocupado com o que ouvira, Davi pergunta o que está acontecendo. Eliabe escuta e o repreende pela curiosidade. Da mesma maneira, nas assembléias os mais velhos podem criticar os irmãos e irmãs mais novos injustamente e sem consideração por seus sentimentos.

Mesmo tendo presenciado a unção de Davi como rei, Eliabe não o leva a sério. Ele se parece com os irmãos de Jesus: “Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele” (João 7:5).

Quarenta dias se passaram. Quarenta é o número que, nas Escrituras, corresponde ao término de um período de teste. Infelizmente, é preciso encarar os fatos – não houve ninguém, nem um só homem, para libertar Israel dos filisteus! Eliabe não pôde, mesmo sendo alto (16:7) – e por isso deve ter-se envergonhado de sua covardia diante de Davi. Nem Saul (que era mais alto que todos os homens de Israel daquela época e que fora colocado como protetor do povo), pois o Senhor o havia abandonado. Mas, para a fé de Davi, Golias era somente mais outro filisteu, que seria vencido por ter ousado insultar os exércitos do Deus vivo.



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário