sábado, 6 de junho de 2009

1 Samuel 15:17-35

1 Samuel 15:17-35

17 E disse Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel? E o Senhor te ungiu rei sobre Israel.
18 E enviou-te o Senhor a este caminho, e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que os aniquiles.
19 Por que, pois, não deste ouvidos à voz do Senhor, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que parecia mau aos olhos do Senhor?
20 Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do Senhor, e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente;
21 Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao Senhor teu Deus em Gilgal.
22 Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
24 Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz.
25 Agora, pois, rogo-te perdoa o meu pecado; e volta comigo, para que adore ao Senhor.
26 Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel.
27 E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou.
28 Então Samuel lhe disse: O Senhor tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu.
29 E também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é um homem para que se arrependa.
30 Disse ele então: Pequei; honra-me, porém, agora diante dos anciãos do meu povo, e diante de Israel; e volta comigo, para que adore ao Senhor teu Deus.
31 Então, voltando Samuel, seguiu a Saul; e Saul adorou ao Senhor.
32 Então disse Samuel: Trazei-me aqui a Agague, rei dos amalequitas. E Agague veio a ele animosamente; e disse Agague: Na verdade já passou a amargura da morte.
33 Disse, porém, Samuel: Assim como a tua espada desfilhou as mulheres, assim ficará desfilhada a tua mãe entre as mulheres. Então Samuel despedaçou a Agague perante o Senhor em Gilgal.
34 Então Samuel se foi a Ramá; e Saul subiu à sua casa, a Gibeá de Saul.
35 E nunca mais viu Samuel a Saul até ao dia da sua morte; porque Samuel teve dó de Saul. E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel.


1 Samuel 15:17-35

Samuel havia passado uma noite de angústia, que talvez o tenha feito pensar sobre outra noite semelhante (3:11): a noite em que deveria anunciar o julgamento sobre a casa de Eli. Saul não completou a destruição de Amaleque e em conseqüência seria rejeitado como rei. Um rei desobediente somente pode conduzir o povo à desobediência; portanto, tem de ser removido do poder.

“Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar” (v. 22). O ato mais brilhante de nossa vida não terá o mínimo valor se não for feito em obediência a Deus. E este versículo pode ser aplicado a todas as obras que a cristandade faz para tentar satisfazer a Deus, em vez de ouvi-Lo e receber Sua Palavra.

Obedecer prontamente é melhor que sacrificar depois. O mesmo é dito sobre a misericórdia e o conhecimento do Senhor (Oséias 6:6; Mateus 9:13), a justiça e o julgamento (Provérbios 21:3), um espírito quebrantado (Salmo 51:16-17) e o amor (Marcos 12:33). Vejamos em Saul o que a carne produz: além da desobediência: vanglória (v. 20), mentira, atribuir culpa aos outros (v. 15 e 21), obstinação, falso arrependimento, busca por prestígio a qualquer custo (v. 30). Que terrível!



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário