domingo, 17 de maio de 2009

Lucas 11.21-36

Lucas 11.21-36

21 Quando o valente, bem armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança todos os seus bens.
22 Sobrevindo, porém, um mais valente do que ele, vence -o, tira-lhe a armadura em que confiava e lhe divide os despojos.
23 Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.
24 Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, procurando repouso; e, não o achando, diz: Voltarei para minha casa, donde saí.
25 E, tendo voltado, a encontra varrida e ornamentada.
26 Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem se torna pior do que o primeiro.
27 Ora, aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras, uma mulher, que estava entre a multidão, exclamou e disse-lhe: Bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram!
28 Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!
29 Como afluíssem as multidões, passou Jesus a dizer: Esta é geração perversa! Pede sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o de Jonas.
30 Porque, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, o Filho do Homem o será para esta geração.
31 A rainha do Sul se levantará, no Juízo, com os homens desta geração e os condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é maior do que Salomão.
32 Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui está quem é maior do que Jonas.
33 Ninguém, depois de acender uma candeia, a põe em lugar escondido, nem debaixo do alqueire, mas no velador, a fim de que os que entram vejam a luz.
34 São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas.
35 Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas.
36 Se, portanto, todo o teu corpo for luminoso, sem ter qualquer parte em trevas, será todo resplandecente como a candeia quando te ilumina em plena luz.

Lucas 11:21-36

Somente o poder do Senhor Jesus, aquele que venceu o "valente", pode nos livrar do mal que está em nós. Do contrário uma paixão desalojada será fatalmente substituída por outra. A casa do versículo 25 é um quadro de nosso coração. De nada adianta varrê-la e adorná-la enquanto um novo hóspede - o Senhor Jesus - não vier primeiro habitá-la e governá-la.

O Senhor mais uma vez afirma que a bem-aventurança (a bênção) não depende de laços familiares (V. 27, 28; compare 8:21) nem dos privilégios de uma geração. Ela é prometida aos que ouvem e guardam a Palavra de Deus.

O versículo 33 repete o ensinamento do capítulo 8:16. O alqueire, uma unidade de medida, é o símbolo do comércio e dos negócios; a cama é o símbolo do sono e da preguiça. São duas coisas aparentemente opostas, mas ambas capazes de apagar a pequena chama de nosso testemunho. Em Mateus 5:15, a lâmpada devia alumiar "a todos que se encontram na casa". Aqui ela é acesa "a fim de que os que entram - as visitas - vejam a luz".

O olho mau (v. 34) é o que permite penetrarem em nosso interior as trevas do pecado. Tenhamos cuidado com o rumo que algumas vezes toma o nosso olhar (Jó 31:1) e também com certas leituras que mancham o nosso coração e seduzem a nossa imaginação! Purifiquemo-nos de toda impureza! (2 Coríntios 7:1).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário