quarta-feira, 20 de maio de 2009

1 Samuel 6:1-13

1 Samuel 6:1-13

1 HAVENDO, pois, estado a arca do Senhor na terra dos filisteus sete meses,
2 Os filisteus chamaram os sacerdotes e os adivinhadores, dizendo: Que faremos nós com a arca do Senhor? Fazei-nos saber como a tornaremos a enviar ao seu lugar.
3 Os quais disseram: Se enviardes a arca do Deus de Israel, não a envieis vazia, porém sem falta enviareis uma oferta para a expiação da culpa; então sereis curados, e se vos fará saber porque a sua mão não se retira de vós.
4 Então disseram: Qual é a expiação da culpa que lhe havemos de enviar? E disseram: Segundo o número dos príncipes dos filisteus, cinco hemorróidas de ouro e cinco ratos de ouro; porquanto a praga é uma mesma sobre todos vós e sobre todos os vossos príncipes.
5 Fazei, pois, umas imagens das vossas hemorróidas e dos vossos ratos, que andam destruindo a terra, e dai glória ao Deus de Israel; porventura aliviará a sua mão de cima de vós, e de cima do vosso deus, e de cima da vossa terra.
6 Por que, pois, endureceríeis o vosso coração, como os egípcios e Faraó endureceram os seus corações? Porventura depois de os haver tratado tão mal, os não deixaram ir, e eles não se foram?
7 Agora, pois, tomai e fazei-vos um carro novo, e tomai duas vacas com crias, sobre as quais não tenha subido o jugo, e atai as vacas ao carro, e tirai delas os seus bezerros e levai-os para casa.
8 Então tomai a arca do Senhor, e ponde-a sobre o carro, e colocai, num cofre, ao seu lado, as figuras de ouro que lhe haveis de oferecer em expiação da culpa, e assim a enviareis, para que se vá.
9 Vede então: Se ela subir pelo caminho do seu termo a Bete-Semes, foi ele quem nos fez este grande mal; e, se não, saberemos que não nos tocou a sua mão, e que isto nos sucedeu por acaso.
10 E assim fizeram aqueles homens, e tomaram duas vacas que criavam, e as ataram ao carro; e os seus bezerros encerraram em casa.
11 E puseram a arca do Senhor sobre o carro, como também o cofre com os ratos de ouro e com as imagens das suas hemorróidas.
12 Então as vacas se encaminharam diretamente pelo caminho de Bete-Semes, e seguiam um mesmo caminho, andando e berrando, sem se desviarem, nem para a direita nem para a esquerda; e os príncipes dos filisteus foram atrás delas, até ao termo de Bete-Semes.
13 E andavam os de Bete-Semes fazendo a sega do trigo no vale, e, levantando os seus olhos, viram a arca, e, vendo-a, se alegraram.


1 Samuel 6:1-13

Em vez de rejeitar seus deuses inúteis, e temer e servir ao Senhor, os filisteus tinham apenas uma coisa em mente: livrar-se de um Deus tão magnífico o mais rápido possível. Isso nos faz pensar sobre uma história relatada nos evangelhos quando o poder do Senhor Jesus expulsou Legião, uma horda demoníaca da região de Gadara. As pessoas daquele lugar tiveram o inestimável privilégio de estarem diante do Filho de Deus. No entanto, estavam cegas pelos próprios interesses e pensavam somente na perda dos porcos. Em vez de ficarem agradecidas e receberem Jesus com honra, elas Lhe pediram que saísse de seu território (Marcos 5:17).

O mundo não pôde suportar a presença do Senhor porque Sua perfeição por si só já o condenava. Portanto, quis livrar-se Dele.

Os filisteus reconheceram o incontestável poder do Deus de Israel. Na ignorância deles, os filisteus O honraram. E a arca foi enviada de volta à terra de Israel, mas não sem outra demonstração de poder. De fato, não obstante a ausência de um condutor e de a carroça ser puxada por duas vacas que, contra seus instintos naturais, deixaram seus bezerros para trás, o veículo que transportava a arca seguiu direto para as fronteiras de Israel.



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário