segunda-feira, 18 de maio de 2009

1 Samuel 4:12-22

1 Samuel 4:12-22

12 Então correu, da batalha, um homem de Benjamim, e chegou no mesmo dia a Siló; e trazia as vestes rotas, e terra sobre a cabeça.
13 E, chegando ele, eis que Eli estava assentado numa cadeira, olhando para o caminho; porquanto o seu coração estava tremendo pela arca de Deus. Entrando, pois, aquele homem a anunciar isto na cidade, toda a cidade gritou.
14 E Eli, ouvindo os gritos, disse: Que alvoroço é esse? Então chegou aquele homem apressadamente, e veio, e o anunciou a Eli.
15 E era Eli da idade de noventa e oito anos; e estavam os seus olhos tão escurecidos, que já não podia ver.
16 E disse aquele homem a Eli: Eu sou o que venho da batalha; porque eu fugi hoje da batalha. E disse ele: Que coisa sucedeu, filho meu?
17 Então respondeu o que trazia as notícias, e disse: Israel fugiu de diante dos filisteus, e houve também grande matança entre o povo; e, além disso, também teus dois filhos, Hofni e Finéias, morreram, e a arca de Deus foi tomada.
18 E sucedeu que, fazendo ele menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, ao lado da porta, e quebrou-se-lhe o pescoço e morreu; porquanto o homem era velho e pesado; e tinha ele julgado Israel quarenta anos.
19 E, estando sua nora, a mulher de Finéias, grávida, e próxima ao parto, e ouvindo estas notícias, de que a arca de Deus era tomada, e de que seu sogro e seu marido morreram, encurvou-se e deu à luz; porquanto as dores lhe sobrevieram.
20 E, ao tempo em que ia morrendo, disseram as mulheres que estavam com ela: Não temas, pois deste à luz um filho. Ela porém não respondeu, nem fez caso disso.
21 E chamou ao menino Icabode, dizendo: De Israel se foi a glória! Porque a arca de Deus foi tomada, e por causa de seu sogro e de seu marido.
22 E disse: De Israel a glória é levada presa; pois é tomada a arca de Deus.


1 Samuel 4:12-22

Os planos deles foram frustrados. A presença da arca no meio do povo, cujo estado era tão pecaminoso, não evitou o desastre. A arca foi tomada (Salmo 78:56-64). Que vergonha para um exército quando o inimigo toma o símbolo máximo da nação – ainda mais para Israel, pelo fato de o trono de Deus ser o símbolo da nação. Como eles celebrariam o Dia da Expiação (Levítico 16:14-15) sem a santa arca onde o sangue teria de ser espargido? E como poderiam fazer isso sem os descendentes de Arão para cumprir as ordenanças, pois, ao mesmo tempo, o sacerdócio iria acabar, uma vez que Hofni e Finéias haviam sido mortos?

Eli talvez tivesse meios para evitar tal punição sobre Israel. De acordo com Deuteronômio 21:18-21, Eli deveria trazer seus filhos diante do povo para serem apedrejados até a morte por causa da sua má conduta. Mas não teve coragem para fazer isso. Portanto, agora, não apensas Hofni e Finéias pereceram, mas 34 mil homens morreram com eles. E a arca, a glória de Israel, foi tirada do povo. A última parte da notícia foi o que matou o velho sacerdote. A arca era mais querida ao seu coração que sua família. Sua nora também sentia o mesmo. Ao chamar seu filho recém-nascido de Icabô, ela pronunciou a oração fúnebre para seu povo.



Que DEUS abençoe a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário