quinta-feira, 23 de abril de 2009

Lucas 3.15-18

Lucas 3.15-1815

Estando o povo na expectativa, e discorrendo todos no seu íntimo a respeito de João, se não seria ele, porventura, o próprio Cristo,16 disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.17 A sua pá, ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; porém queimará a palha em fogo inextinguível.18 Assim, pois, com muitas outras exortações anunciava o evangelho ao povo;19 mas Herodes, o tetrarca, sendo repreendido por ele, por causa de Herodias, mulher de seu irmão, e por todas as maldades que o mesmo Herodes havia feito,20 acrescentou ainda sobre todas a de lançar João no cárcere.21 E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu,22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.23 Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério. Era, como se cuidava, filho de José, filho de Eli;24 Eli, filho de Matate, Matate, filho de Levi, Levi, filho de Melqui, este, filho de Janai, filho de José;25 José, filho de Matatias, Matatias, filho de Amós, Amós, filho de Naum, este, filho de Esli, filho de Nagai;26 Nagai, filho de Maate, Maate, filho de Matatias, Matatias, filho de Semei, este, filho de José, filho de Jodá;27 Jodá, filho de Joanã, Joanã, filho de Resa, Resa, filho de Zorobabel, este, de Salatiel, filho de Neri;28 Neri, filho de Melqui, Melqui, filho de Adi, Adi, filho de Cosã, este, de Elmadã, filho de Er;29 Er, filho de Josué, Josué, filho de Eliézer, Eliézer, filho de Jorim, este, de Matate, filho de Levi;30 Levi, filho de Simeão, Simeão, filho de Judá, Judá, filho de José, este, filho de Jonã, filho de Eliaquim;31 Eliaquim, filho de Meleá, Meleá, filho de Mená, Mená, filho de Matatá, este, filho de Natã, filho de Davi;32 Davi, filho de Jessé, Jessé, filho de Obede, Obede, filho de Boaz, este, filho de Salá, filho de Naassom;33 Naassom, filho de Aminadabe, Aminadabe, filho de Admim, Admim, filho de Arni, Arni, filho de Esrom, este, filho de Perez, filho de Judá;34 Judá, filho de Jacó, Jacó, filho de Isaque, Isaque, filho de Abraão, este, filho de Tera, filho de Naor;35 Naor, filho de Serugue, Serugue, filho de Ragaú, Ragaú, filho de Faleque, este, filho de Éber, filho de Salá;36 Salá, filho de Cainã, Cainã, filho de Arfaxade, Arfaxade, filho de Sem, este, filho de Noé, filho de Lameque;37 Lameque, filho de Metusalém, Metusalém, filho de Enoque, Enoque, filho de Jarede, este, filho de Maalalel, filho de Cainã;38 Cainã, filho de Enos, Enos, filho de Sete, e este, filho de Adão, filho de Deus.

Lucas 3:15-38

João exortou o povo e lhe anunciou a Boa Nova (v. 18). Como um fiel mensageiro, ele falou de Cristo e de Seu poder; mas depois de cumprida essa sua tarefa, se aparta.
Que belo exemplo para nós, os que desejamos servir ao Senhor! Não está ao nosso alcance o converter alguém; mas nossa vida e nossas palavras devem preparar aqueles que nos conhecem para receber o Senhor Jesus. Não é suficiente exortar as pessoas ao arrependimento; temos que lhes apresentar o Salvador.
Temos então a aparição do Senhor Jesus. Em graça Ele compartilha com os de seu povo que deram os primeiros passos no bom caminho. Ele é batizado, (Lucas é o único que menciona isso) e, em resposta divina, o Espírito Santo desce sobre Ele. Simultaneamente, a voz do Pai é-Lhe dirigida pessoalmente (em Mateus 3:17 a voz é para os que assistiam): "Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo". Que nós também possamos encontrar o nosso deleite n'Ele!
A genealogia do Senhor através de Maria retorna a Adão, então a Deus, mostrando que Ele é Filho do homem e ao mesmo tempo Filho de Deus. Já a genealogia citada em Mateus 1:1-17 tem um foco distinto: é estabelecida em Seu título de Filho de Davi e de Abraão, e por isso herdeiro das promessas divinas para Israel.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário