sábado, 18 de abril de 2009

Lucas 1.57-8057

Lucas 1.57-8057

A Isabel cumpriu-se o tempo de dar à luz, e teve um filho.58 Ouviram os seus vizinhos e parentes que o Senhor usara de grande misericórdia para com ela e participaram do seu regozijo.59 Sucedeu que, no oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias.60 De modo nenhum! Respondeu sua mãe. Pelo contrário, ele deve ser chamado João.61 Disseram-lhe: Ninguém há na tua parentela que tenha este nome.62 E perguntaram, por acenos, ao pai do menino que nome queria que lhe dessem.63 Então, pedindo ele uma tabuinha, escreveu: João é o seu nome. E todos se admiraram.64 Imediatamente, a boca se lhe abriu, e, desimpedida a língua, falava louvando a Deus.65 Sucedeu que todos os seus vizinhos ficaram possuídos de temor, e por toda a região montanhosa da Judéia foram divulgadas estas coisas.66 Todos os que as ouviram guardavam-nas no coração, dizendo: Que virá a ser, pois, este menino? E a mão do Senhor estava com ele.67 Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou, dizendo:68 Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo,69 e nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo,70 como prometera, desde a antiguidade, por boca dos seus santos profetas,71 para nos libertar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam;72 para usar de misericórdia com os nossos pais e lembrar-se da sua santa aliança73 e do juramento que fez a Abraão, o nosso pai,74 de conceder-nos que, livres das mãos de inimigos, o adorássemos sem temor,75 em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias.76 Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-lhe os caminhos,77 para dar ao seu povo conhecimento da salvação, no redimi-lo dos seus pecados,78 graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas,79 para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.80 O menino crescia e se fortalecia em espírito. E viveu nos desertos até ao dia em que havia de manifestar-se a Israel.

Lucas 1:57-80

Isabel traz ao mundo aquele que será o profeta do Altíssimo (v. 76). Vizinhos e parentes se alegram com ela. Observem o quanto o gozo preenche estes capítulos (1:14,44,47,58; 2:10). Zacarias tem agora a oportunidade de demonstrar sua fé, ao confirmar o belo nome deste menino (João significa favor de Jeová). Imediatamente lhe é devolvida a fala e suas primeiras palavras são para louvar e bendizer a Deus. Cheio do Espírito Santo, ele louva a Deus pela grande libertação que Ele empreenderá a favor de Seu povo. E nós que somos cristãos podemos fazer subir ainda mais alto o nosso canto! Através da vinda de Cristo e de Sua obra na cruz, Deus nos tem livrado, não de nossos inimigos terrenos, mas do poder de Satanás. Sendo assim libertos, não é o nosso privilégio servir ao Senhor "sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias" (vv. 74-75)?
Zacarias ainda fala da visita do "sol nascente das alturas". Desde os dias de Ezequiel, a glória tinha se afastado; mas eis que - mistério digno de admiração - esta glória divina volta para visitar um povo impotente e necessitado (v. 79); porém, desta vez, não é sob o aspecto de uma nuvem esplendorosa, mas sim sob a condição de uma humilde criancinha.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário