terça-feira, 14 de abril de 2009

Juízes 7:1-8


Juízes 7:1-8

1 ENTÃO Jerubaal (que é Gideão) se levantou de madrugada, e todo o povo que com ele havia, e se acamparam junto à fonte de Harode, de maneira que tinha o arraial dos midianitas para o norte, no vale, perto do outeiro de Moré.
2 E disse o Senhor a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos midianitas em sua mão; a fim de que Israel não se glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou.
3 Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.
4 E disse o Senhor a Gideão: Ainda há muito povo; faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, daquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém de todo aquele, de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá.
5 E fez descer o povo às águas. Então o Senhor disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber.
6 E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas.
7 E disse o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei, e darei os midianitas na tua mão; portanto, todos os demais se retirem, cada um ao seu lugar.
8 E o povo tomou na sua mão a provisão e as suas buzinas, e enviou a todos os outros homens de Israel cada um à sua tenda, porém os trezentos homens reteve; e estava o arraial dos midianitas embaixo, no vale.

Juízes 7:1-8

O pequeno exército de 32 mil israelitas parecia totalmente inadequado diante dos midianitas, dos amalequitas e dos “filhos do Oriente”. Você é capaz de imaginar a perplexidade de Gideão quando o Senhor lhe falou duas vezes: “É demais o povo que está contigo” (vv. 2 e 4). Isso era para que Gideão não atribuísse a si mesmo a honra da vitória. A primeira separação aconteceu: os que eram covardes foram para casa, conforme Deuteronômio 20:8. Ficaram dez mil para o decisivo teste da água. Alguns beberam bem tranqüilamente, à vontade, enquanto outros, com pressa, lamberam a água. Esses homens, apenas 300 no total, estavam prontos para a batalha. Eles sabiam como colocar suas próprias necessidades em segundo plano. Tinham um alvo em mente. Essa é uma lição para nós cujo alvo é o céu: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue” (Lucas 9:23). Ele não é digno de que neguemos a nós mesmos? Ele também bebeu da torrente (Salmo 110:7), encontrando aqui e ali algum alívio para Seu coração, sem jamais perder de vista o alvo que estava perseguindo – o triunfo da cruz e a glória de Deus, Seu Pai (Lucas 9:51; 12:50).

Que DEUS abençe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário