sábado, 11 de abril de 2009

Juízes 6:1-13


Juízes 6:1-13

1 PORÉM os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor; e o Senhor os deu nas mãos dos midianitas por sete anos.
2 E, prevalecendo a mão dos midianitas sobre Israel, fizeram os filhos de Israel para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, as cavernas e as fortificações.
3 Porque sucedia que, semeando Israel, os midianitas e os amalequitas, e também os do oriente, contra ele subiam.
4 E punham-se contra ele em campo, e destruíam os frutos da terra, até chegarem a Gaza; e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.
5 Porque subiam com os seus gados e tendas; vinham como gafanhotos, em grande multidão que não se podia contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra, para a destruir.
6 Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.
7 E sucedeu que, clamando os filhos de Israel ao Senhor por causa dos midianitas,
8 Enviou o Senhor um profeta aos filhos de Israel, que lhes disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir, e vos tirei da casa da servidão;
9 E vos livrei da mão dos egípcios, e da mão de todos quantos vos oprimiam; e os expulsei de diante de vós, e a vós dei a sua terra.
10E vos disse: Eu sou o Senhor vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas não destes ouvidos à minha voz.
11 Então o anjo do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.
12 Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso.
13 Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.

Juízes 6:1-13

Novamente Israel fez o que era mau aos olhos do Senhor, que desta vez usou os midianitas para discipliná-los, conforme predito em Deuteronômio 28:33. A cada ano, no tempo da colheita, os midianitas costumavam surgir como uma nuvem de gafanhotos para se apossarem da comida e dos animais, saqueando e destruindo o país inteiro.
O que Satanás faz para enfraquecer o crente, para torná-lo espiritualmente”muito debilitado”? O diabo faz o melhor que pode para roubar a comida dos filhos de Deus. Você já percebeu que às vezes tudo parece conspirar contra nós, impedindo-nos de ler a Bíblia ou de ir às reuniões da assembléia? Isso sem dúvida é obra do diabo. Ele sabe da força que obtemos da igreja e teme esse poder.
Muitos jovens sonham em se tornar muito fortes, campeões de fato. Eles deveriam imitar Gideão, que enfrentou muitos problemas para garantir que ele e sua casa tivessem comida e fossem protegidos da fome. Como ele era valente e corajoso (v. 12)! É óbvio que não se trata de força muscular, mas de coragem de tomar uma firme decisão pelo Senhor. Deus, que vê nosso coração (v. 14), sabe se nossas decisões são verdadeiras.

Que DEUS abnçoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário