sábado, 28 de março de 2009

Marcos 10:1-22

Marcos 10.1-22

1 Levantando-se Jesus, foi dali para o território da Judéia, além do Jordão. E outra vez as multidões se reuniram junto a ele, e, de novo, ele as ensinava, segundo o seu costume.2 E, aproximando-se alguns fariseus, o experimentaram, perguntando-lhe: É lícito ao marido repudiar sua mulher?3 Ele lhes respondeu: Que vos ordenou Moisés?4 Tornaram eles: Moisés permitiu lavrar carta de divórcio e repudiar.5 Mas Jesus lhes disse: Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento;6 porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.7 Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe e unir-se -á a sua mulher,8 e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne.9 Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.10 Em casa, voltaram os discípulos a interrogá-lo sobre este assunto.11 E ele lhes disse: Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela.12 E, se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério.13 Então, lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam.14 Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus.15 Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.16 Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava.17 E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?18 Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus.19 Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe.20 Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude.21 E Jesus, fitando -o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá -o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me.22 Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.

Marcos 10:1-22

Os fariseus procuram fazer com que o Senhor Jesus contradiga a Moisés na questão do divórcio. Mas Ele os silencia ao recordar-lhes a ordem das coisas tal como Deus havia criado no princípio (ocasião, portanto, anterior à lei dada por Moisés). O mundo tem corrompido e estragado tudo o que Deus havia estabelecido em Sua bela criação e em particular a instituição do matrimônio.
A dureza de coração e o egoísmo têm conduzido os homens a menosprezar e a perverter tudo que diz respeito ao matrimônio; essa condição também se manifesta na falta de consideração pelas criancinhas. Até mesmo os discípulos deixam-se contagiar por este espírito. Os versículos 13 a 16 nos dão, em relação ao relato de Mateus, alguns detalhes suplementares que são comovedores: o Senhor começa por indignar-Se com a atitude dos discípulos. Daí toma carinhosamente essas crianças nos Seus braços, onde se acham em perfeita segurança. Por fim, é dito expressamente que Ele as abençoa (conforme Mateus 19:13-14).
No incidente que se segue, Marcos é novamente o único a mencionar um ponto de muita importância: o amor do Senhor por um jovem que veio ao Seu encontro. Mas este jovem permanece insensível e se vai, talvez para sempre, preferindo as suas vãs riquezas à companhia presente e eterna d'Aquele que o havia amado.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário